Os primeiros passos da nova universidade europeia “UNITE”

Na semana passada, 5 e 6 de novembro, os parceiros que integram a aliança reuniram-se na cidade alemã de Darmstadt para formalizar o acordo de cooperação que suportará a nova universidade.

Depois da candidatura aprovada para ser uma das primeiras 17 Universidades Europeias, os parceiros da aliança UNITE (University Network for Innovation, Technology and Engineering) reuniram-se na semana passada, 5 e 6 de novembro, na cidade alemã de Darmstadt para formalizar o acordo que dará origem a uma das universidades do futuro. O Instituto Superior Técnico em representação da Universidade de Lisboa (ULisboa) é uma das instituições que integra esta aliança, a que se juntam um leque de mais seis prestigiadas universidades: a Aalto University (Finlândia), o KTH Royal Institute of Technology (Suécia), o Grenoble Institute of Technology (França), o Politecnico di Torino (Itália), a Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha) e a Technische Universität Darmstadt (Alemanha) – que coordena o projeto.

A reunião que serviu para formalizar o acordo de criação da aliança, e que teve lugar na TU Darmstadt,contou com a presença do reitor da Universidade de Lisboa, professor António Cruz Serra, e do presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira. Na quinta-feira, os parceiros da rede participaram numa sessão da Comissão Europeia, em Bruxelas, dirigida às 17 universidades europeias financiadas pela iniciativa “European Universities Initiative”.

O objetivo central desta aliança é criar uma universidade europeia de referência, um espaço comum assente no ensino multidisciplinar, onde se promova a investigação, ensino, a inovação e a transferência de conhecimento entre as instituições e países envolvidos. O presidente do Técnico salienta que este projeto “representa um passo importante na criação de uma verdadeira universidade Europeia e transnacional, que permita a mobilidade total e transparente de estudantes, professores e investigadores, num conjunto alargado de instituições de grande qualidade e prestígio”.

Para atingir os objetivos a que se propõe, a rede receberá 5 milhões de euros de financiamento nos próximos três anos. Espera-se que até 2025, 50% dos estudantes destas instituições possam beneficiar das várias oportunidades de mobilidade entre as universidades.

As sete instituições que compõem a UNITE têm 167.000 estudantes, formando anualmente mais de 36.000 pessoas. A proximidade dos parceiros que compõem a aliança tem vindo a ser construída ao longo dos tempos, uma vez que além de integrarem a rede Cluster, são mais de 80 os projetos da União Europeia em que as instituições cooperam, e mais de 2.000 os estudantes que nos últimos cinco anos fizeram mobilidade entre as várias universidades. Agora esta parceria ganhará proporções muito maiores, e promete revolucionar o espaço de ensino europeu.