UNITE! será uma das futuras Universidades Europeias

O Técnico, em representação da Universidade de Lisboa, é uma das sete instituições de ensino envolvidas na aliança selecionada pela Comissão Europeia.

Após um duro e competitivo processo de seleção, o projeto da University Network for Innovation, Technology and Engineering (UNITE!) – anunciado há uns meses- foi um dos 17 selecionados do desafio lançado pela Comissão Europeia e que tem como propósito fomentar a cooperação entre os estabelecimentos de ensino superior na União Europeia (UE). A Universidade de Lisboa (ULisboa), através do Instituto Superior Técnico, é uma das universidades que integra a proposta vencedora que promete mudar o panorama do ensino superior europeu.

Esta foi primeira chamada-piloto desta “estratégia europeia para a excelência”. A  iniciativa comunitária pretende ser o primeiro passo na construção de um Espaço Europeu da Educação através da constituição de consórcios entre instituições de ensino superior de diferentes Estados-Membros. A ULisboa, a Aalto University (Finlândia), o KTH Royal Institute of Technology (Suécia), o Grenoble Institute of Technology (França), o Politecnico di Torino (Itália), a Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha) e a Technische Universität Darmstadt (Alemanha) – que coordena o projeto – não ficaram alheios ao desafio  lançado pela UE reconhecendo as mais-valias do mesmo, começando a delinear a proposta que se sagrou vencedora. O protocolo de colaboração foi assinado no Técnico, no  passado dia 11 de abril,  e atinge agora o ambicionado resultado ao ser uma das propostas escolhidas pela Comissão Europeia.

O anúncio dos projetos vencedores aconteceu esta quarta-feira, 26 de junho. O executivo comunitário declarou ter recebido 54 candidaturas que envolviam mais de três centenas de universidades dos 28 Estados-membros. Além da UNITE! são mais 16 as alianças vencedoras, englobando 114 estabelecimentos de ensino superior de 24 estados, incluindo as universidades portuguesas de Aveiro e do Porto.  O processo de seleção foi feito com base numa avaliação realizada por 26 peritos externos independentes, incluindo reitores, professores e investigadores, nomeados pela Comissão Europeia. Com esta vitória a Universidade de Lisboa recebe o título de “Universidade Europeia” dispondo-se a criar um campus transeuropeu onde a cooperação científica nos domínios do ensino, investigação e transferência de conhecimento sejam uma realidade a funcionar em pleno em 2025.

O passo seguinte, neste caminho de construção das Universidades Europeias, passa pela constituição de um projeto-piloto por cada uma das alianças que servirá de guia para a criação futura de universidades transnacionais, onde os estudantes, docentes e investigadores poderão circular livremente, partilhando salas de aula, laboratórios e até um diploma comum.

Os sete parceiros por detrás da UNITE! têm já um sólido histórico de colaboração integrando a rede CLUSTER (Consortium Linking Universities of Science and Technology for Education and Research). Em conjunto, as instituições detêm mais de 167.000 alunos inscritos e anualmente formam 36.700 graduados.

A educação, a mobilidade estudantil e individual, e o empreendedorismo serão os pilares basilares deste projeto.  O comunicado da União Europeia esboça aquilo que se almeja que estas universidades se tornem: “campus interuniversitários em torno dos quais os estudantes, os doutorandos, o pessoal e os investigadores podem circular sem barreiras”. “Reunirão os seus conhecimentos especializados, plataformas e recursos para a realização de programas ou módulos comuns que abranjam várias disciplinas. Estes programas serão muito flexíveis e permitirão aos estudantes personalizar a sua educação, escolhendo o que querem estudar, onde e quando fazê-lo, e onde obter um diploma europeu”, pode ler-se ainda.