Campus e Comunidade

Papel dos assistentes de ensino na pedagogia do Técnico discutido em mais uma sessão do Programa Contigo+

Evento decorreu a 16 de junho e reuniu testemunhos dos benefícios de participar no processo de ensino, bem como pontos a melhorar na experiência.

“Tem sido bastante positivo para mim”. “Ser TA [(sigla inglesa para assistente de ensino)] é uma experiência verdadeiramente transformadora”. “É uma experiência que se recomenda”.

Proferidas por TAs e monitores do Instituto Superior Técnico, estas são apenas algumas das frases ouvidas durante a sessão do Programa Contigo+ de 16 de junho, um momento de reflexão onde os assistentes de ensino e outros intervenientes partilharam as suas experiências, procurando otimizar a relação com estudantes e departamentos da Escola. Na sala IA do Pavilhão de Minas do campus Alameda, marcaram presença oradores dos Departamentos de Engenharia Informática, de Engenharia Química e de Física, tanto na figura dos seus presidentes como na de vários assistentes de ensino e monitores neles inseridos.

 “Num mundo onde fomos sempre alunos, poder ter esta experiência [no ensino] é bastante importante”, afirmou Diogo Vaz, estudante de doutoramento do Departamento de Engenharia Informática. Para o TA, esta é também uma oportunidade “de [se] manter atualizado” quanto a ferramentas que podem ser úteis no seu processo de investigação, através do contacto com novos métodos e abordagens que “os próprios alunos trazem”.

São benefícios de parte a parte – os estudantes também veem vantagens em poder contar com TAs. Leonor Gonçalves, que auxilia o ensino no Departamento de Física, referiu um “ambiente de confiança nas aulas” dadas por TAs, onde se nota uma maior facilidade de colocar perguntas e “uma cultura de entreajuda nos alunos”. Aponta, contudo, que o processo de seleção de TAs poderia dar maior primazia à motivação e perfil dos candidatos, em detrimento de se focar demasiadamente nas suas classificações.

A oradora sublinhou ainda o facto de ter feito uma formação do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) do Técnico quando começou a dar aulas, uma experiência que descreve como “enriquecedora” para as competências que tem de demonstrar quando dá aulas. Propõe tornar esta formação “acessível, recomendada e idealmente obrigatória”. O Espaço +Física, criado no final de 2024, foi também apontado como uma iniciativa positiva, fazendo a ponte entre estudantes, TAs e docentes – “é um espaço criado por estudantes, para estudantes”.

O programa Contigo+ é uma iniciativa do Conselho Pedagógico do Técnico para proporcionar e acelerar o aumento das competências de docência dos professores da Escola. O objetivo é proporcionar aos docentes participantes uma reflexão sobre o relacionamento entre professores e estudantes adaptado à realidade atual e sobre a valorização da diversidade, pilares cruciais para o desenvolvimento do Técnico e a promoção da sua cultura. O programa visa ainda a inovação de instrumentos e estratégias de ensino para lidar com os novos desafios nos contextos do Ensino Superior das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Arquitetura.

Fotogaleria.