É mais uma iniciativa inserida no programa “Engenharia para Todos” – o projeto “Smart City” resulta de uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID) e a Câmara Municipal de Oeiras, e tem como missão colocar estudantes do ensino básico e secundário a conceber e construir protótipos de cidades inteligentes, sustentáveis e tecnologicamente inovadoras.
Para este efeito, o “Smart City” ganha forma nos Clubes de Ciência das escolas de Oeiras, onde os estudantes têm contacto direto com tecnologias avançadas, como robótica, modelação e impressão 3D, programação em Arduino, eletrónica e soldadura. Três escolas do concelho contam com Clubes de Ciência onde se desenvolve este projeto, com os participantes a beneficiar de acompanhamento mensal por estudantes do Técnico, através do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica (N3E) e do Clube de Robótica e Eletrónica (ROB 9-16), que oferecem orientação técnica e partilham experiências académicas e profissionais.
Marta, aluna do 6.º ano da Escola Básica Conde de Oeiras, explica que “gost[a] de fazer parte do clube de ciência porque [estão] sempre a fazer coisas novas e [tentam] resolver problemas”. “Sinto que estamos a ajudar o mundo”, afirma. Ana Batista, professora, sublinha que “o projeto trouxe inovação” e que “o apoio do Técnico capacita professores e alunos com metodologias diferentes”. Para Luísa Rocha, também docente, trata-se de “uma abordagem prática que motiva os alunos, diferente de aulas expositivas”.
Desenvolvidos os projetos, os estudantes têm ainda a oportunidade de apresentá-los em público, como aconteceu no “II Encontro dos Clubes de Ciência de Oeiras”, que teve lugar nos dias 21 e 22 de maio, no campus do Técnico situado em Oeiras.
Só neste ano letivo, cerca de três mil crianças e jovens de Oeiras participaram em atividades do programa “Engenharia para Todos”.