Participação dos Museus do Técnico na Conferência Universeum 2019

O Técnico participou no XX Encontro Anual da rede Universeum (European University Heritage Network), que teve lugar de 18 a 21 de junho de 2019, no Museu Mendel da Universidade de Mazaryk (Masarykova Univerzita), em Brno, na República Checa.

Os Museus do Técnico marcaram presença neste encontro pela primeira vez. O professor Carlos Fernandes, diretor do Museu Faraday e a dra. Natália Rocha, responsável pelo Serviço Educativo dos Museus do Técnico, apresentaram no segundo dia da conferência um poster subordinado ao tema “Técnico Museums – Connecting science, connecting people” (abstract, pág.33) representando os três espaços museológicos – Museu Faraday, Museu de Engenharia Civil e Museus de Geociências.

tema central da Conferência Universeum 2019 foi “University Museums & collections as Networks for Understanding the
World: shaping narratives of knowledge for the past, present, future”. O foco da conferência centrou-se em como a universidade entende o papel que devem ter os museus universitários e como é que as novas abordagens interpretativas em sociologia, museologia, gestão do património, história e ciência, entre outras, definem e moldam a relação entre as universidades e os seus museus.

+Info.