1.º Encontro: Museus do Técnico

Técnico - Campus Alameda

No dia 18 de maio, dia em que se celebra o Dia Internacional dos Museus, os Museus do Técnico organizam o seu primeiro Encontro aberto à participação de todos que queiram conhecer este património museológico.

O Técnico é detentor de um riquíssimo acervo museológico que representa a ligação entre a história, a memória, a identidade e a cultura da engenharia e da técnica em Portugal.

No Ano Europeu do Património Cultural 2018, o Técnico pretende dar a conhecer a sua vertente patrimonial muitas vezes invisível no contexto do ensino e da investigação a que a Escola se dedica.

É, no entanto, importante investigar sobre este património à guarda da Escola, permitindo estabelecer as diferentes conexões com outras áreas do conhecimento, num esforço de representação do passado.

Profissionais da museologia, seus investigadores, alunos e professores, partilharão as suas experiências e projetos em torno deste património que urge ser divulgado e valorizado.

Igualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus 2018, o ICOM Portugal (Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus) escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Fique hiperconectado com os Museus do Técnico! Registe e partilhe os melhores momentos no Instagram com a
hashtag: #museusdotecnico

18 de maio – Museu do DECivil (piso 0, Pavilhão de Civil), entrada livre

10h00
Abertura
José Pinto Paixão (Vice-Reitor da ULisboa); Arlindo Oliveira (Presidente do Técnico)

10h20
Museus de Geociências (Museu Alfredo Bensaude e Museu Décio Thadeu) – A génese dos museus do Técnico
Manuel Francisco Pereira

10h40
Museu de Engenharia Civil – O Museu que também é uma galeria
Ana Tomé

11h00
Museu Faraday – Dois séculos de inovação na eletrotecnia
Moisés Piedade e Carlos Ferreira Fernandes

11h20
Museu dos serviços centrais – A célula adormecida
Fátima Rodrigues

11h40
Serviço Educativo dos Museus do Técnico
Natália Rocha

12h00
Museus Universitários
Marta Lourenço, Subdiretora MUHNAC, ULisboa; Presidente UMAC, ICOM

12h20
Espaço à conversa

13h00 – 14h30 Pausa para almoço

14h30
A coleção do Laboratório de Análises (LAIST)
Cândida Vaz

14h50
A coleção do Departamento de Engenharia Química (DEQ)
Dulce Simão

15h10
A coleção de equipamentos informáticos do Campus Taguspark
Teresa Vazão

15h30
Testemunhos da engenharia informática no Técnico nos últimos 20 anos
David de Matos

15h50
Jogo de realidade aumentada para o Museu Faraday (trabalho de mestrado, IST/FBAUL)
Rui Prada, Patrícia Gouveia e João Cardoso Barreto

16h10  Coffee break

16h30
Sistemas de informação para os Museus do Técnico (trabalho de mestrado)
João Nuno Silva e João Pina Pereira

16h50
O nuclear e o património cultural no C2TN – Contributos para os museus e a sociedade
Maria Isabel Dias, Maria de Fátima Araújo e Maria Isabel Prudêncio

17h30
Espaço à conversa

Contacto para mais informações.