PlasmaSurf 2016: mais uma edição de sucesso

Decorreu entre 10 e 15 de julho, em Oeiras, a escola de verão sobre Física dos Plasmas organizada pelo IPFN.

A PlasmaSurf é uma escola de verão em Física dos Plasmas cujo nome se inspira na transferência de energia duma onda sobre uma carga elétrica. Isto é o mote ideal para uma demonstração no maior laboratório em Portugal: o oceano, onde os alunos colocam em prática este princípio através do Surf.

Organizada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), com o apoio da Fusenet e já na sua 4ª edição, a PlasmaSurf alia o melhor de uma escola de verão à beira mar e repleta de atividades outdoor com alguns dos assuntos mais interessantes da Física de Plasmas, lecionados por professores e investigadores reputados.

Os 35 alunos selecionados foram recebidos no passado dia 10 de julho, na Pousada da Juventude de Catalazete, Oeiras. O grupo incluiu estudantes de 18 nacionalidades e diversas culturas, resultando num ambiente bastante dinâmico e interessante.

Os conteúdos proporcionados pelos diversos membros do IPFN e convidados especiais abordaram temas como a Física Computacional, Plasmas no Espaço, Lasers e interações Laser-Plasma, Plasmas nas Nanotecnologias, contribuições para o ITER e o JET, entre outros. Além das palestras, a Plasmasurf incluiu visitas aos laboratórios do IPFN. Naturalmente, as atividades de exterior geraram muito entusiasmo e trabalho de equipa, e este ano incluíram kayaking, escalada e mountain boarding.

Leia mais sobre o programa aqui: PlasmaSurf Website.