Prémio de Mérito ‘Joy in Motion’ reconhece projetos de estudantes do Técnico na área da mobilidade

A 1.ª edição do prémio atribuiu um prémio no valor de sete mil euros a iniciativa para cidadãos com dificuldades visuais.

O projeto Safe Cross, desenhado pelos estudantes do Instituto Superior Técnico Afonso Certo, Ana Carolina Teixeira, Diogo Branco, Marco Lopes e Nuno Santos, foi o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio de Mérito Joy in Motion, apoiado pela Critical Techworks, empresa do grupo BMW. O prémio reconhece o percurso e desempenho de um grupo de estudantes da unidade curricular de Redes Veiculares, dos cursos do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC).

O Safe Cross debruçou-se sobre a dificuldade de mobilidade enfrentada por cidadãos com dificuldades visuais. A equipa desenvolveu uma aplicação que avisa o cidadão quando o sinal de trânsito numa passadeira se torna verde para o peão e apresentou ainda uns óculos-protótipo. Pela ideia, os estudantes receberam um prémio no valor de sete mil euros, numa cerimónia que decorreu na Sala de Reuniões do Pavilhão Central no campus Alameda, no passado dia 20 de maio.

“Durante os últimos anos, temos feito um esforço por promover estes prémios e por fomentar uma maior proximidade entre o Técnico e a sociedade, a economia e o tecido empresarial”, resumiu Rogério Colaço, presidente do Técnico, destacando a importância de iniciativas como esta.

Jochen Kirschbaum, Chief Operating Officer da Critical Techworks, apresentou algumas inovações da BMW no que toca a melhorias no software na experiência do utilizador, especificamente na condução autónoma de veículos, e salientou a importância do valor do conhecimento para o progresso da tecnologia.

Para além do projeto vencedor, o júri, composto por Teresa Vazão (responsável pela Unidade Curricular)  e Luís Caldas de Oliveira, docentes do Técnico, e Raúl André, representante da Critical Techworks, avaliou apresentações de 10 minutos de outros três projetos finalistas.

O projeto ByeBye Traffic, de João Nunes, João Rebolo, Pedro Henriques e Sara Sant’Ana, identificou como problema o congestionamento e o trânsito, associados à emissão de gases poluentes e promotor de altos níveis de stress entre os condutores. Para solucionar este problema, o grupo apresentou uma solução baseada em cooperative cars: os automóveis seriam capazes de comunicar entre si, existindo um líder (o carro da frente) que marcaria a velocidade a que todos os outros carros deveriam seguir.

Daniel Dinis, Diogo Costa, Miguel Lourenço e Ricardo Silva formaram a equipa Safety Sync, com um projeto focado na formalização de ocorrências de acidentes. Apresentaram uma solução baseada na comunicação entre automóveis em que, aquando da ocorrência de um acidente, poderiam trocar informações que seriam depois passadas à entidade mediadora, de forma a que não se perdesse nenhum dado.

O projeto GoGo Emergency Go, de Gil Beirão, João Santos, João Batista, Margarida Alves e Tomás Ferreira, focou-se na dificuldade que ambulâncias e veículos de emergência e socorro podem ter em atravessar vias e cruzamentos com elevado trânsito. O grupo apresentou uma solução baseada numa alteração aos semáforos, que passariam a contar com uma luz azul que, quando acesa, informaria os condutores da aproximação de um veículo de emergência.

Além do prémio monetário atribuído aos estudantes, a empresa doou 1160 euros ao Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores para melhoria das condições de ensino e aprendizagem da unidade curricular de Redes Veiculares.

O evento contou ainda com presença e intervenções de Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico, e José Santos-Victor, Presidente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.