Campus e Comunidade

Prémio de Mérito NOS volta a destacar estudante do Técnico pelo trabalho em Computação Paralela e Distribuída

João Pedro Miranda foi o vencedor da edição 2024/2025 deste galardão.

A cerimónia de entrega da segunda edição do Prémio de Mérito NOS em Computação Paralela e Distribuída premiou o desempenho de João Pedro Miranda, estudante do Instituto Superior Técnico inserido no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. O prémio, no valor de 2500 euros, foi entregue na Sala de Reuniões do Pavilhão Central, no campus Alameda, no passado dia 26 de maio.

O presidente do Técnico, Rogério Colaço, reforçou o papel das parcerias com o mundo empresarial na transferência de tecnologia. Salientou, também, que estes prémios são “um fator de motivação para os estudantes e para a melhoria das Unidades Curriculares”, destacando, ainda, o caráter transformador da Rede de Parceiros do Técnico. Felicitou todos os estudantes envolvidos e sublinhou que “a participação nestes eventos é um cartão de visita” para a introdução profissional desses participantes no mercado.

Na cerimónia de entrega do prémio, três estudantes foram convidados a a apresentar um pitch sobre os projetos desenvolvidos. Daniel dos Santos Ferreira e Diogo Ribeiro, estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores e João Pedro Miranda, estudante do Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, fizeram as suas apresentações, seguindo-se uma discussão com o júri, composto pelos professores do Técnico José Monteiro e Luís Silveira, e por Carlos Canau, Operations Tech Manager na NOS. O projeto consistia num simulador de partículas em computação paralela e distribuída.

Pedro Amaral, vice-presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, felicitou os estudantes presentes, destacando o grande desafio de compreender “a ligação entre o mundo da ciência e o mundo real”. Sobre a parceria com a NOS, realçou tratar-se de “um dos parceiros mais estruturantes do Técnico” e manifestou o orgulho por ser “uma empresa inteiramente desenvolvida em solo português”. Em representação da NOS, Cristina Estevão, Head of Recruitment, sublinhou a importância destas iniciativas para “explorar outras vertentes que não apenas as técnicas”, alertando que “grandes ideias se perdem por falhas na comunicação”.

A cerimónia incluiu a atribuição de certificados de participação a Daniel dos Santos Ferreira e Diogo Ribeiro, e contou ainda com uma doação da NOS, no valor de 1660 euros, destinada à melhoria das condições de ensino da unidade curricular Computação Paralela e Distribuída, do Departamento de Engenharia Informática (DEI). Ana Teresa Freitas, docente do Técnico e presidente do DEI, agradeceu a manutenção do programa e parabenizou os estudantes.“Estas iniciativas permitem aumentar a interação no campus e melhorar as soft skills dos nossos estudantes”, complementou.

Fotogaleria.