A 5.ª edição do Prémio de Mérito Vodafone em Redes Móveis e Internet das Coisas, teve lugar no passado dia 16 de junho, na Torre Norte do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, promovido em parceria com a Vodafone. O projeto desafia os estudantes do Técnico a desenvolver soluções ao serviço da sociedade. O prémio visa reconhecer o melhor projeto desenvolvido no âmbito da unidade curricular Redes Móveis e Internet das Coisas, lecionada no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC).
O grupo Smart Cooling – formado pelas estudantes Ana Sofia Abreu Mendes e Carolina Silva Arruda – foi o projeto distinguido com o Prémio, que incluiu um incentivo financeiro no valor de 1800 euros. A proposta apresentou uma solução para a monitorização remota da qualidade da água em tanques de aquicultura, com foco na medição de temperatura e turbidez, através de um sistema automatizado, de baixo custo e consumo energético, concebido para ser simples, eficiente e aplicável em diferentes contextos operacionais.
Nesta edição, cinco grupos finalistas apresentaram os seus projetos ao júri, constituído por docentes do Técnico e representantes da Vodafone, num formato de pitch de 10 minutos seguido de perguntas e respostas.
Além do grupo vencedor, foram apresentados outros quatro projetos finalistas: CliniScope; Realtime Energy Monitoring and Feedback; Drone Sense; e Track&Check.
Durante a deliberação do júri sobre o projeto vencedor, foram entregues os diplomas a todos os estudantes finalistas, como forma de reconhecimento pelo empenho e qualidade das propostas que foram desenvolvidas durante sete semanas.
Após o anúncio do projeto vencedor, as criadoras do Smart Cooling expressaram o seu agradecimento pelo apoio recebido ao longo da unidade curricular, reconhecendo o contributo das orientações dos professores, que ajudaram a aprimorar o projeto e a apresentação. Valorizaram ainda a iniciativa da Vodafone, sublinhando a importância destes momentos para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos estudantes ao longo do seu percurso académico.
O Presidente do Técnico, Rogério Colaço, destacou a importância de uma relação dinâmica entre a academia e as empresas, essencial para preparar profissionais capazes de responder à velocidade das transformações tecnológicas. Salientando o impacto dos estudantes e alumni da Escola, afirmou: “Estou convencido que os antigos alunos do Técnico estão a revolucionar a engenharia em Portugal e na Europa. Estas iniciativas mostram como os nossos estudantes abordam os problemas, propõem soluções e acompanham a tecnologia em constante evolução”. Referiu ainda a relevância da colaboração com empresas como a Vodafone, membro da Rede de Parceiros do Técnico desde 2019, que contribui diretamente para a missão estratégica da instituição, ao aproximar o ensino e a investigação das necessidades concretas da sociedade e da economia: “A investigação e a ciência não se fazem sem ligação à sociedade”, frisou.
Durante a sessão, Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico, enfatizou a relevância estratégica das parcerias com empresas como a Vodafone, realçando que estas colaborações expõem os estudantes a desafios reais, valorizam o mérito académico e fomentam a criação de soluções tecnológicas com impacto concreto, muitas com aplicabilidade prática imediata – incluindo o potencial de serem implementadas no próprio campus do Técnico.
Em representação da Vodafone, Rui Gomes, elogiou a qualidade das soluções apresentadas e o potencial dos participantes: “Surpreendem-me sempre os gadgets que trazem aqui! Vejo aqui gente com muito potencial e fico muito contente de ver que o Técnico continua a produzir engenheiros com muito futuro.”
Além do prémio de mérito atribuído ao grupo vencedor, a Vodafone entregou ainda um cheque-donativo, de 1200 euros, ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), como contributo para a melhoria contínua das condições de ensino. No momento final da cerimónia, o Sérgio Pequito, membro da comissão executiva do DEEC, agradeceu a Rui Gomes e à equipa da Vodafone não apenas pela oportunidade concedida aos estudantes para apresentarem os seus trabalhos, mas também pelo apoio financeiro, que contribuirá para reforçar os recursos pedagógicos e fomentar o desenvolvimento de futuros projetos de inovação no departamento.
Fotogaleria.