Prémio de Mérito Worten atribuído a Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial

O prémio reconheceu o melhor projeto desenvolvido por uma equipa de estudantes do Técnico na unidade curricular de Gestão de Armazéns e Materiais.

Alguns estudantes envolvidos na Unidade Curricular de Gestão de Armazéns e Materiais, do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior Técnico, apresentaram os seus projetos finais, na passada sexta-feira, dia 3 de novembro, em resposta aos desafios colocados na 3.ª edição do Prémio de Mérito Worten 2023/2024.

Durante cerca de seis semanas, os estudantes tiveram acesso a um conjunto de dados e informações, bem como a um briefing inicial, cujo objetivo foi resolver vários desafios identificados pela Worten, como o número, a localização e o dimensionamento dos armazéns. Aos estudantes, cabia encontrar soluções para potenciar as entregas rápidas e otimizar o custo da cadeia de abastecimento.

Rogério Colaço, Presidente do Técnico, parabenizou todos os estudantes pelo esforço e trabalho desenvolvido e sublinhou o papel importante que as parcerias empresariais têm para o Técnico: “Este tipo de iniciativas espelham a importância do Técnico em contar com os seus parceiros. Nunca seria possível oferecer este tipo de experiências sem as parcerias que construímos com empresas e com o tecido empresarial”.

Os quatro projetos melhor classificados foram convidados para uma apresentação final, que envolveu um total de 19 estudantes, dez dos quais inseridos no programa Erasmus. A neerlandesa Fleur Korving e as alemãs, Theresa Kuderer, Lisa Müller, Julia Niederauer e Carolin Zilmans foram as grandes vencedoras do prémio, no valor de 1550 euros, com uma solução focada na abertura de dois armazéns, um no sul do país e outro na região norte, que dariam apoio logístico ao armazém da zona centro, de forma a potenciar as entregas rápidas e otimizar o custo da cadeia de abastecimento. Os estudantes agradeceram o prémio e destacaram como foi importante terem uma experiência tão próxima do que seria trabalhar na empresa e responder a desafios reais.

A iniciativa incluiu ainda um reconhecimento da empresa ao trabalho desenvolvido pelos docentes, com uma doação, no valor de 1035 euros, ao Departamento de Engenharia e Gestão para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Susana Relvas, professora responsável pela disciplina de Gestão de Armazéns e Materiais, e Andreia Santos, professora auxiliar convidada desta unidade curricular, parabenizaram os estudantes pelos seus projetos e pelo trabalho desenvolvido ao longo do semestre, agradecendo a parceria com a Worten e a oportunidade da empresa continuar a apoiar o desenvolvimento dos projetos no âmbito da disciplina.

Fotogaleria.