Prémio Professor Luís Vidigal distingue duas dissertações de estudantes do Técnico

Inês Ferreira e Pedro Faria, mestres em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e em Engenharia Eletrónica, respectivamente, receberam o prémio no EletroDay.

O Prémio Professor Luís Vidigal distinguiu, em 2024, as dissertações de mestrado de Inês Ferreira e Pedro Faria ex-aqueo. A entrega do galardão ocorreu durante o EletroDay, a 29 de junho, num evento de divulgação de projetos da unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º ciclo, de cursos, centros de investigação e núcleos de estudantes com atividade na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade.

Nesta edição, candidataram-se ao prémio 15 “trabalhos de excecional qualidade oriundos de vários mestrados” do Técnico, segundo uma nota do júri presidido por Isabel Ribeiro, investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e docente da Escola. Inês Ferreira, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Pedro Faria, mestre em Engenharia Eletrónica, venceram o concurso com as dissertações “Parallelization of the Kaczmarz Algorithm” e “Scalable Coil Sensors Readout for Eddy Current Testing Array Probes”, respetivamente. Inês Ferreira foi a terceira mulher a conquistar o prémio instituído em 2020.

No seu trabalho final de mestrado, Inês realizou uma análise do comportamento do método do algoritmo de Kaczmarz (usado para resolver sistemas de equações lineares) e das suas variações sequenciais que permitiu perceber que a versão aleatória do algoritmo que escolhe equações sem reposição pode superar não só o método original mas também a versão aleatória. A aplicação deste método na resolução de problemas da vida real mostrou que é possível minimizar o erro de construção em imagens obtidas por tomografia computadorizada.

Pedro Faria desenvolveu um sensor para o controlo da qualidade, camada a camada, de peças metálicas produzidas em impressoras 3D PBF (Powder Bed Fusion). O dispositivo permite obter imagens por camada que reconstituem totalmente a peça metálica em produção

Este prémio, instituído em 2020 pelos Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Departamento de Engenharia Informática e pelo INESC distinguiu, até ao momento, autores de trabalhos de oito mestrados diferentes do Técnico.

Na edição 2023, o Júri do Prémio Prof. Luís Vidigal é composto por: Isabel Ribeiro , Arlindo Oliveira, João Miranda Lemos, Teresa Correia de Barros, Moisés Piedade, Pedro Lima, Sónia Pinto, Miguel Pupo Correia, Pedro Carvalho, Bruno Martins, Rui Valadas, Carlos Silvestre e Jorge Fernandes.