Prémios CA2ECTécnico: 9 projetos dos Núcleos de Estudantes distinguidos pela Caixa Geral de Depósitos

A sessão desta segunda-feira teve como objetivo entregar de forma simbólica os prémios monetários, permitindo ainda conhecer a essência e o potencial dos projetos vencedores.

A entrega, inovação, e resiliência dos Núcleos de Estudantes do Técnico manteve-se e ajustou-se à pandemia e por isso mesmo voltou a ser premiada pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em mais uma edição do Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes (CA2ECTécnico). Na cerimónia virtual de entrega dos prémios que decorreu esta segunda-feira, 23 de novembro, foram distribuídos pelos 9 projetos distinguidos, um total de 12 mil euros em apoios.

O presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, fez questão de participar na cerimónia, deixando uma “nota de agradecimento à Caixa Geral de Depósito por este apoio e por esta parceria de longa data que nos une”. Congratulando todas as equipas, o presidente do Técnico sublinhava que as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos alunos “são importantíssimas para a vossa formação, mas também para a nossa Escola. “O Instituto Superior Técnico diferencia-se das suas congéneres nacionais também por causa deste trabalho dos nossos alunos nos núcleos e pelos projetos que desenvolve. Isso é diferenciador e motivador para quem tem o privilégio de presidir a este instituto como é o meu caso”, acrescentou.

Pegando nas palavras do professor Rogério Colaço, o engenheiro Rui Lima, diretor central do Marketing da CGD e antigo aluno de Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, reiterava a preponderância destas atividades fundamentais desenvolvidas pelos alunos, e expressava o seu contentamento por 20 anos após ter concluído o seu curso de Engenharia e Gestão Industrial perceber que o Técnico “continua a ser inovador, e mesmo num contexto de pandemia, os alunos conseguem desenvolver as suas ideias e projetos”. “Esperamos continuar durante muitos anos a apoiar-vos, prosseguindo ao lado do Técnico neste trabalho que é fundamental”, adicionou.

Posteriormente, os representantes dos projetos vencedores tiveram oportunidade de apresentar as equipas por detrás dos mesmos, a essência das suas ideias, os desenvolvimentos mais recentes e tudo o que se predispõem a atingir com este apoio. Ao longo de todas as apresentações ficou patente a importância deste financiamento: “Queríamos agradecer ao Técnico e à Caixa Geral de Depósitos por garantirem, ano após ano, que os projetos dos alunos se tornam possíveis e continuam a crescer através destes apoios”, declarava André Correia, Team Leader da FST Lisboa.

A vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira e membro do júri do CA2ECTécnico, doutora Isabel Dias, encerraria a sessão elogiando os projetos e a dedicação aos mesmos por parte dos estudantes do Técnico, num período tão peculiar como o que vivemos. “Queria reiterar junto da Caixa Geral de Depósitos o nosso agradecimento por este apoio e parceria, que esperamos que tenha continuidade e seja reforçada cada vez mais”, concluía a vice-presidente do Técnico.

Nesta edição dos Prémios Caixa Geral de Depósitos foram distinguidos os projetos:

• Air Cargo Challenge 2021( AeroTéc), 2.000 euros;
  • Self-made Powertrain( FST Lisboa), 2.000 euros;
  • Dispensador de Álcool IoT (N3E), 800 euros;
  • Posto Medidor de Temperatura baseado em Computer Vision (N3E),700 euros;
  • Revista “Ágora”(NEEA), 300 euros;
  • Escola de Verão de Astronomia 2021 (NFIST), 1.200 euros;
  • XXIV Semana da Física (NFIST), 1.000 euros;
  • TLM04e (TLMoto), 2.000 euros;
  • Motores e Controladores para o novo protótipo solar São Rafael 03-SR03 (Técnico Solar Boat), 2.000 euros.