Professor José Teixeira de Sousa elevado a membro sénior do IEEE

A distinção surge em reconhecimento das significativas contribuições para a profissão do docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

O professor José Teixeira de Sousa, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do INESC-ID, foi recentemente nomeado membro sénior da maior organização mundial dedicada ao avanço e desenvolvimento da Engenharia, o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Para o docente do Técnico “ser elevado a membro sénior significa um reconhecimento por mais de 30 anos dedicados à Engenharia Eletrotécnica e de Computadores”. “Durante este longo período de tempo, tenho feito muitas coisas. Ainda assim, destaco as minhas primeiras contribuições para a Teoria do Rendimento de Produção de Circuitos Integrados (fração de chips fabricados sem defeitos). Mais tarde, o meu trabalho em hardware reconfigurável (fazendo circuitos através de programação elétrica) deu origem a 4 patentes internacionais e 3 startups”, salienta o professor José Teixeira de Sousa.  “Estou grato a muitas pessoas, mas especialmente ao João Paulo Teixeira, que me apresentou à Eletrónica, ao Thomas Williams (IBM) e ao Vishwani Agrawal (Bell Labs) pelo trabalho conjunto na modelação do nível de defeitos, ao Miron Abramovici (Bell Labs) por ser o meu mentor científico e querido amigo, e finalmente ao meu colega de trabalho Horácio Neto (INESC-ID) que é um Grão-Mestre do Xadrez e da vida”, complementa.

Para obter o grau de membro sénior da organização, que conta com a participação de mais de 400 mil profissionais oriundos de cerca de 150 países, é necessário ter uma experiência profissional de mais de dez anos nos diversos campos da Engenharia, Ciências da Computação, Matemática ou áreas afins. Para além disto, os membros nomeados deverão ter envolvimento direto com o IEEE e mostrar desempenho significativo nos últimos cinco anos em termos de publicações e patentes.

Doutorado pelo Imperial College London, o docente do Técnico trabalhou na Bell Labs, em Murray HillNew Jersey (1998/1999). Em 1999 regressaria ao Técnico, onde leciona desde então.

No INESC-ID, o professor José Teixeira de Sousa faz parte do grupo de High Performance Computing Architectures and Systems (HPCAS).  As suas especialidades são: design de circuitos digitais, arquitetura de hardware/software, gestão de equipas técnicas, marketing e vendas, e propriedade intelectual de semicondutores.

Além de ter o seu cunho em 4 patentes internacionais, o docente é coautor de um livro. É também fundador e diretor-geral da IObundle.