Professor António Maçanita homenageado antes da jubilação

Além do destaque dado ao trabalho de investigação que foi realizando ao longo da sua carreira, foi também evidenciado o gosto pelo ensino e a componente humana que carateriza o docente do DEQ.

Amigos, colegas, antigos alunos e familiares do professor António Maçanita, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), juntaram-se na passada quinta-feira, 4 de outubro, para uma sessão de homenagem ao estimado e reconhecido docente do Técnico que brevemente se irá jubilar. Através das palavras, das fotografias, das memórias e das relações de afeto dos colegas de profissão foi possível conhecer ao detalhe a consolidada carreira de investigação que o docente foi construindo, inspirando colegas com a sua paixão pela cinética química, e tornando-se uma referência na área, como bem o comprovam os mais 120 artigos científicos assinados.

Mas não só do conhecimento transmitido se fez esta homenagem, pelo menos não apenas na vertente profissional. Ao longo das várias intervenções foi possível ficar a conhecer um bocadinho da “filosofia ninja” do professor António Maçanita. A partilha foi dirigida por dois dos seus filhos científicos, os professores da Universidade de Coimbra, José Carlos Lima e Sérgio Seixas de Melo, e também pelo parceiro de investigação, o docente da Universidade de São Paulo, professor Frank Quina. As frases célebres, os episódios caricatos, a componente humana muito forte do “rei das antocianinas”, a faceta protetora e o carisma divertido com que presenteou todos aqueles com quem trabalhou foram sendo lembrados, despertando gargalhadas no homenageado e na audiência. “Ninguém conseguia ficar indiferente ao grande António Maçanita, nem às lições de vida que nos foi transmitindo”, enfatizava o professor Sérgio Seixas de Melo. “Ele disse-me que se vai jubilar porque tem muita coisa para fazer ainda e todos esperamos que ele cumpra essa promessa porque queremos fazer muita coisa com ele ainda”, declarou o professor Frank Quina.

Quando chegou a sua vez de intervir, tenuemente emocionado, o professor António Maçanita apenas agradeceu “a todos aqueles que lhe permitiram e o incentivaram a fazer aquilo que tanto gosta durante todos estes anos”.