Professor do Técnico é o primeiro físico português eleito “Fellow” da “European Physical Society”

As contribuições do professor Luís Oliveira e Silva na área da física têm-lhe valido várias distinções nacionais e internacionais.

O Conselho da “European Physical Society” (EPS), órgão máximo da EPS, elegeu três novos “fellows”, um deles docente e investigador do Técnico, o professor Luís Oliveira e Silva. A distinção é atribuída aos membros da European Physical Society que se tenham distinguido pelas contribuições dadas na área. Visivelmente satisfeito, o professor do Departamento de Física afirmou que a distinção reflete “o resultado e o impacto de todo trabalho que tem sido desenvolvido no Técnico, no departamento, na minha área, no meu grupo e no meu centro”.

O professor do Técnico junta-se assim a mais 85 “fellows”, sendo o único português eleito, e terá sido escolhido pelas suas contribuições na área da interação de lasers com plasma e áreas associadas. O professor Luís Oliveira e Silva acredita que o critério mais relevante passa “precisamente pelo reconhecimento internacional das contribuições e pela sua relevância para a área em que desenvolvemos a nossa investigação”.

Esta não é a primeira vez que o investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) vê o seu trabalho reconhecido, tendo sido condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública em 2016, recebido duas Advanced Grants do European Research Council (AdG 2015 e AdG 2010) e sido contemplado pelo Prémio Científico da Universidade Técnica de Lisboa em 2011. Para o professor Luís Oliveira e Silva, os “prémios e as distinções são um estímulo adicional” que, no entanto, não representam a motivação principal que tem norteado o seu trabalho. “As principais motivações para o meu trabalho são a curiosidade pelos temas que tenho investigado e a contribuição para o sucesso dos meus alunos e dos colegas com que tenho tido o prazer de colaborar”, partilha o professor e investigador do Técnico.