Professor do Técnico publica livro sobre engenharia em sistemas de energia pela editora Springer

Pela segunda vez, Rui Castro viu uma obra publicada pela alemã Springer.

Rui Castro, professor do Instituto Superior Técnico e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), publicou o livro “Engineering of Power Systems Economics” pela editora Springer.

O livro aborda tópicos de engenharia em sistemas de energia e explica a teoria económica desde um nível introdutório antes de aplicá-la aos sistemas. O volume, que inclui exemplos e problemas resolvidos, está dividido em duas partes: uma centrada na teoria económica clássica e outra na aplicação da mesma ao mundo real. Através desta abordagem prática, o autor pretende realçar ainda mais a ligação entre economia e engenharia, no contexto do sistema de energia, facilitando a aplicação dos conhecimentos adquiridos no trabalho quotidiano do leitor.
Para contextualizar a ligação entre a economia e a engenharia, Rui Castro recorre aos sistemas elétricos – produção, consumo e regulação do mercado da energia elétrica.

Na obra, o autor explica a teoria económica a partir de aspetos relacionados com a engenharia. Como principal público-alvo define os estudantes de mestrado a frequentarem cursos que abordem o tema da economia de sistemas de energia. Representa também uma ferramenta útil para estudantes de doutoramento e engenheiros em exercício que procuram melhorar a sua compreensão do assunto.

Em 2022, o investigador tinha já publicado pela Springer o título ”Electricity Production from Renewables”.

* Texto em colaboração com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID)