Professor Francisco Lima é o novo presidente do INE

O docente do Técnico foi o escolhido pelo governo para liderar o organismo de estatísticas nacionais.

O docente do Técnico, o professor Francisco Lima, já é oficialmente o novo presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE). Depois da nomeação feita pelo governo e da respetiva aprovação pela Cresap – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, o professor do Técnico assumiu na passada segunda-feira, 15 de janeiro, as novas funções.

“Uma honra e um desafio”, foi assim que o professor Francisco Lima comentou o facto de ter sido escolhido pelo Governo para ocupar o cargo. O docente associado do Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico, e também investigador do Centro de Estudos de Gestão da instituição, sucede a Alda Carvalho, que abandonou o INE no início deste ano ao atingir os 70 anos de idade, o limite para trabalhar na função pública, e depois de 12 anos a assumir a liderança do organismo. Francisco Lima já havia assumido as funções de consultor do INE entre 2005 e 2013 para a área do mercado de trabalho.