Professor José Brandão Faria recebe título de “IEEE Life Fellow Member”

O docente do Técnico passa assim a integrar um leque restrito de membros que além do forte e sustentado compromisso com a profissão se distingue pela longevidade da produção científica.

O professor José Brandão Faria, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) foi recentemente elevado ao grau de “IEEE Life Fellow Member”, uma distinção vitalícia do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que atesta a intensa e longa atividade de Investigação e Desenvolvimento levada a cabo pelo docente do Técnico. O estatuto ‘Life’, concedido com base na idade e nos anos de filiação (a soma da idade do fellow e dos seus anos de filiação deve ser igual ou superior a 100 anos), é, acima de tudo, o reconhecimento do compromisso sustentado com a profissão.

Assumindo-se contente, mas não exuberante, com esta distinção, o professor José Brandão Faria partilha o misto de sensações que esta lhe provoca, e faz questão de explicar o porquê das mesmas.  “O IEEE é, em termos imprecisos, mas simples para todos entenderem, o equivalente a uma Ordem dos Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos à escala Mundial que, diariamente, com meio milhão de membros, dispersos pelos sete continentes, produz e dissemina conhecimento científico de importância para as muitas subáreas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, onde, sabe-se, o Técnico e a ULisboa estão bem classificados nos ‘rankings’ internacionais”, realça o docente. Para além disto, e como sublinha o também investigador do IT, se “o grau de ‘fellow’ reconhece a valia e excecionalidade das contribuições publicadas pelos seus membros,  o estatuto ‘Life’ acrescenta-lhe a regularidade e longevidade da produção científica, nunca alcançável antes de a idade começar a pesar, e, eu começo a sentir esse peso”.

Ainda que o tempo teime em passar, e com ele chegue também o reconhecimento de uma carreira intensa e repleta de contribuições valiosas, os anos não toldam a memória do docente do DEEC que ainda se lembra que apresentou “o primeiro trabalho perante o IEEE, em Vancouver, em 1985”. Desde então não mais parou. Este ano até já submeteu ao IEEE mais duas contribuições na sua área de especialidade: eletromagnetismo aplicado e estruturas de transmissão multicondutoras.

O docente do Técnico não sobrevaloriza o valor deste título, que é, “sobretudo, o prolongamento dum compromisso para quem o recebe”- pelo menos é assim, que o professor José Brandão Faria o entende. “Obriga-me a não baixar os braços. Obriga-me a continuar a trabalhar, não desperdiçando a maturidade alcançada, apoiando os meus colaboradores e servindo os meus alunos”, refere.

O investigador do IT junta-se, assim, a um leque restrito de investigadores de todo o mundo, ao qual pertencia até agora apenas uma portuguesa, já aposentada, e por sinal também docente do Técnico, a professora Teresa Correia de Barros.