Eventos

Lançamento do livro “Manuel Abreu Faro – a criar bases para a ciência em Portugal”

Complexo Interdisciplinar

O lançamento do livro “Manuel Abreu Faro – a criar bases para a ciência em Portugal” terá lugar no próximo dia 23 de maio, pelas 19h00, no anfiteatro Abreu Faro, no Complexo Interdisciplinar I, numa sessão sequencial à sessão solene da comemoração dos 105 anos do Técnico.

Manuel José Castro Petrony d´Abreu Faro foi uma personalidade marcante na segunda metade do séc. 20. Docente brilhante, capaz de passar aos alunos todo o entusiasmo que sentia pelas telecomunicações, Abreu Faro nunca se considerou um cientista. Segundo as suas próprias palavras “Estudei, tentei perceber, ensinei o melhor que soube. Mas procurei tudo fazer para que outros, para que vocês, meus alunos, fossem para fora, aprendessem a fazer ciência, a ser cientistas, e talvez um dia a fazer ciência em Portugal.”

Por ocasião do que seria o seu nonagésimo aniversário, a 26 de novembro de 2013, o Técnico prestou-lhe uma primeira homenagem póstuma mais que merecida. O anfiteatro do Complexo Interdisciplinar I, um dos seus muitos legados, tem desde essa data o seu nome.

A esta primeira homenagem, seguiram-se várias iniciativas, destacando-se a instituição do Prémio Professor Abreu Faro, com o patrocínio da ANACOM, para a melhor Tese de Doutoramento nas áreas das telecomunicações, eletrónica e computadores, atribuído a cada 2 anos. Fez-se coincidir a primeira edição do Prémio (fevereiro de 2015), com uma outra homenagem em parceria com a Academia das Ciências de Lisboa, da qual Abreu Faro foi presidente já no final da sua vida.

Com o apoio inestimável da família, daqueles que foram seus alunos e do Núcleo de Arquivo do Técnico, procurou-se ao longo destes três últimos anos recuperar informação sobre a sua atividade científica, pedagógica e política, recolhendo textos, fotografias e vídeos. O portal inicial rapidamente se enriqueceu com todos os testemunhos daqueles que tiveram o privilégio de conhecer Abreu Faro, partilhados através de correio eletrónico e das redes sociais. Esse mesmo portal integra, desde 2015, uma exposição virtual, em que está patente uma amostra da documentação recuperada (abreufaro.tecnico.ulisboa.pt).

Abreu Faro foi sepultado a 23 de maio de 1999. Precisamente 17 anos mais tarde, lançamos o livro que perpetua a homenagem que o Técnico lhe presta, à semelhança de outras efetuadas a personalidades marcantes na vida do Técnico e do país, como Alfredo Bensaude ou Duarte Pacheco.

O livro inclui testemunhos de pessoas como: José Mariano Gago, José Fonseca de Moura, Carlos Salema, João Sentieiro, José Tribolet, entre muitos outros.