Professor Manuel Francisco distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia

O professor Manuel Francisco foi um dos seis distinguidos pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria de Museólogo do Ano.

Diretor dos Museus de Geociências (Museu Alfredo Bensaúde e Museu Décio Thadeu) e pertencente ao Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), o professor Manuel Francisco foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) numa cerimónia realizada no passado dia 27 de maio no auditório da Academia Militar, na Amadora, numa parceria com o Museu Militar de Lisboa.

O professor referiu que a “distinção inesperada é dedicada a todos colegas que coordenam ou trabalham em museus universitários em condições particularmente difíceis.” Evidenciou a importância da atividade museológica para a formação académica e para a divulgação científica, pedagógica e cultural, mas também a relevância da existência de um elo de ligação à comunidade.

Indicou que a implementação de medidas de incentivo à atividade tem se verificado por parte do Técnico e do DECivil e salientou a importância deste prémio para a ULisboa desejando que este seja um incentivo para a promoção dos museus e das coleções existentes nas mais diversas instituições de ensino.

O presidente da APOM, João Neto, realçou o desempenho das personalidades premiadas, que, em condições pandémicas, se destacaram por continuarem a desenvolver um trabalho museal nos museus que tutelam. Além do professor Manuel Francisco foram igualmente distinguidos mais cinco profissionais do setor.