Campus e Comunidade

Professora do Técnico eleita Vice-Presidente da European Magnetism Association

Susana Freitas vê reconhecido o seu percurso científico na área dos filmes finos aplicados a sensores magnéticos.

Susana Freitas, professora do Instituto Superior Técnico e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologiasl (INESC MN), foi eleita Vice-Presidente da European Magnetism Association (EMA).

Esta eleição, “particularmente especial” para a investigadora já que tem dedicado  “toda a carreira científica ao estudo de filmes finos aplicados a sensores magnéticos”, decorreu durante a reunião do Conselho Geral da EMA, no âmbito do Joint European Magnetic Symposia 2025.

No Técnico e no INESC MN, Susana Freitas tem trabalhado para a integração da Física nas áreas mais tecnológicas da nanoeletrónica e microtecnologias, dedicando-se à otimização de filmes finos magnéticos por deposição de feixe de iões.

Os seus interesses de investigação atuais incluem a deposição de filmes finos por feixe de iões em wafers de 200 mm, junções de túnel dependentes do spin, memórias não voláteis, multicamadas magnéticas e otimização de filmes finos para biossensores e deteção de campos magnéticos baixos.

A docente considera que o cargo que desempenhará “sublinha a excelência académica e científica dos docentes e investigadores [do Técnico / INESC MN] e reforça a articulação entre ensino, investigação e colaboração com a indústria”.

“Este reconhecimento reforça a posição do INESC MN como referência internacional e valida décadas de investigação de excelência iniciadas em 1985 com o Prof. Paulo Freitas”, acrescenta.

A EMA é uma organização internacional sem fins lucrativos que representa cerca de 10 mil profissionais da área do magnetismo na Europa, promovendo a investigação, a educação e a cooperação entre academia e indústria.