Ana Tostões, professora do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente do Instituto Superior Técnico e investigadora no Centro de Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA), passou a integrar a Académie d’Architecture, instituição fundada em 1671 e dedicada à promoção da qualidade da arquitetura e do planeamento do espaço construído. A cerimónia de tomada de posse decorreu em Paris, no dia 19 de novembro de 2025.
Com a entrada na Académie, Ana Tostões junta-se a um conjunto internacional de personalidades que têm contribuído para o desenvolvimento da disciplina.
Em 2024, Ana Tostões já tinha sido distinguida com a Médaille de la critique et des publications – Prix Académie d’Architecture, atribuída a personalidades que contribuem para o debate arquitetónico através da investigação, crítica e produção científica.
O percurso de investigação de Ana Tostões tem estado fortemente ligado ao desenvolvimento de projetos dedicados à salvaguarda e interpretação do património arquitetónico do século XX, à dinamização de redes internacionais e à promoção da divulgação científica. Ao longo dos anos, a docente tem também coordenado iniciativas que envolvem estudantes do Técnico em projetos de investigação aplicada e atividades de extensão académica, reforçando a presença da Escola no debate internacional sobre arquitetura contemporânea.
Fundada por Colbert, no século XVII, a Académie d’Architecture mantém atividades de investigação, promoção do ensino da arquitetura, preservação de arquivos e incentivo à melhoria do ambiente construído. A integração de novos membros tem como objetivo reforçar o diálogo internacional e consolidar a produção de conhecimento no domínio da arquitetura.