Programa de Bolsas de Estudo para alunos de Engenharia Civil

As Bolsas “Engenheiro Augusto Ramalho-Rosa” apoiarão, anulmente, até três alunos carenciados do curso do Técnico.

O Instituto Superior Técnico tem a partir desta quarta-feira, 15 de março, um Programa de Bolsas destinado aos alunos de Engenharia Civil. Até três bolsas de estudo “Engenheiro Augusto Ramalho-Rosa” serão atribuídas anualmente a jovens carenciados, fazendo face não só às despesas da universidade, mas também às habitacionais. A ideia partiu da família do Mecenas, que detém várias ligações à engenharia e ao Técnico, e que dá o nome ao programa.

O gesto reveste-se de generosidade e assume-se como uma homenagem ao Engenheiro Augusto Ramalho-Rosa, tal como assume a esposa, a Dr.ª Berta Marinho: “Pretendemos ajudar os jovens, mas também perpetuar o nome do meu marido. E só podíamos faze-lo aqui, numa instituição que ele tanto falava e gosta”, partilhou.

O presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira,  manifestou todo o apreço com que o gesto é recebido, salientando o impacto que poderá ter no próprio curso de Engenharia Civil, dinamizando o número de candidatos. “O Técnico merece este tipo de atitude, mas sobretudo os jovens portugueses merecem”, afirmou o professor Arlindo Oliveira, acrescentando que “de facto esta instituição marca a vida das pessoas e é bom quando isso se reflete neste tipo de ações”.

Através de uma contribuição regular que reverterá para um fundo, a família do Engenheiro Augusto Ramalho Rosa contribuirá para apoiar os alunos carenciados que frequentem o curso de Engenharia Civil do Técnico. O apoio concedido pela bolsa poderá estender-se até aos três anos. A assinatura do protocolo, na manhã desta quarta-feira, entre o Técnico e a família Ramalho- Rosa, permite que no próximo ano letivo o programa de bolsas já esteja disponível.