A iniciativa “Engenheiras Por Um Dia” foi reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como exemplo de boa prática na promoção da igualdade de género no acesso às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O reconhecimento integra o relatório Gender Differences in Education, Skills and STEM Careers in Latin America and the Caribbean – Insights from PISA and PIAAC, que analisa as diferenças de género nas escolhas educativas e profissionais dos jovens em países da América Latina e Caraíbas.
Coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, conta com o apoio do Técnico e é operacionalizado pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). O programa envolve atualmente mais de 200 entidades nacionais.
As atividades promovidas incluem oficinas práticas, sessões com modelos de referência, mentoria e visitas a empresas e instituições de ensino superior. O Técnico participa nestas ações através da contribuição e participação de docentes, investigadoras e estudantes nas iniciativas do programa, como nas campanhas realizadas no Dia Internacional das Raparigas e Mulheres na Ciência, em fevereiro, e no Dia Internacional das Mulheres nas TIC, em abril.
O relatório da OCDE realça a urgência de contrariar as desigualdades persistentes nas escolhas de carreira entre jovens, sublinhando que apenas 14% das raparigas na América Latina e Caraíbas consideram seguir carreiras STEM, face a 26% dos rapazes. A organização destaca ainda a importância de programas como o “Engenheiras Por Um Dia” para combater os estereótipos que historicamente afastam as mulheres destas áreas e fomentar uma mudança de paradigma.
Desde 2017, mais de 21500 alunas do ensino básico e secundário participaram no programa, que tem como missão “construir uma sociedade mais justa, inclusiva e inovadora, onde todas as escolhas profissionais estão ao alcance de todas as pessoas, independentemente do género”, como se lê no comunicado de imprensa.