Programas de Ensino EIT fornecem conjunto de ferramentas para promover e liderar a inovação em áreas emergentes

O Instituto Superior Técnico participa em vários programas quer da rede EIT Health, quer da rede EIT InnoEnergy.

As Comunidades de Conhecimento e Inovação (CCI) do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT na sigla em inglês)  oferecem aos estudantes oportunidades únicas de ensino nas melhores universidades europeias, instigando a sua capacidade de inovar e dando-lhes competências para resolver problemas cruciais dos nossos dias.  Além dos ensinamentos técnicos, os estudantes têm acesso a um amplo conjunto de parceiros, podendo exponenciar as oportunidades de aprendizagem e contactar de perto com a inovação desenvolvida nas empresas. A rede de organizações parceiras que as integram permitem aos alunos experienciar a mobilidade de um país para outro – com um apoio financeiro para suportar as despesas – e entre a academia e várias empresas. No final desta jornada de aprendizagem, os alunos ainda recebem um diploma de duplo grau com o selo do IET que atesta a aquisição de múltiplas competências técnicas, mas também complementares em inovação e empreendedorismo, abrindo-se um conjunto de oportunidades únicas de futuro.

O Instituto Superior Técnico é um dos parceiros universitários de vários programas da rede EIT InnoEnergy e também do programa de doutoramento da EIT InnoEnergy. São também dois os programas de mestrado da rede EIT Health que contam com a participação da nossa Escola. Relembramos-lhe as oportunidades que estes programas representam para quem tem sorte de os integrar.

Atualmente o Técnico participa em dois programas financiados pela rede EIT Health: o HMDA – Health and Medical Data Analytics e o MTIH – Master in Technological Innovation in Health.

O HMDA conta com a parceria do Técnico, mas também das universidades Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Université Grenoble-Alpes, Universidad Politécnica de Madrid, e oferece uma formação sólida em empreendedorismo, combinada com uma educação inovadora em análise de dados de saúde. Este é um dos programas mais recentes da IET Health, mas o seu perfil interdisciplinar e sua ligação a uma área cada mais relevante –  a Ciência de Dados-  demonstram todo o potencial que agrega.  Os estudantes adquirem um perfil académico único e transdisciplinar através da mobilidade internacional obrigatória e dos estágios em várias entidades ligadas à área. Além de competências sofisticadas em análise de dados neste domínio, os graduados serão capazes de utilizar essas competências para criar novas soluções para dar resposta às necessidades dos cuidados de saúde.

O programa MTIH, com a sua primeira edição em 2017, oferece uma abordagem transdisciplinar da Engenharia Biomédica. Um consórcio de cinco universidades associou-se para criar o MTiH, entre as quais estão: a Sorbonne Université, Universitat of Barcelona, Universidad Politécnica de Madrid, Université Grenoble Alpes e a Universidade de Lisboa.  Os estudantes aprendem a combinar diferentes tecnologias para resolver problemas reais de saúde e para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus.

Estes e os restantes programas e projetos de educação alavancados por esta rede podem ser explorados na página da EIT Health.

A rede InnoEnergy apoia e financia atualmente sete programas de mestrado, participando o Técnico em 5 destes: MSc Energy Storage; MSc Energy Transition; MSc ENTECH – Energy Technologies; MSc RENE – Renewable Energy; e o MSc SELECT – Environomical Pathways for Sustainable Energy System.

O MSc Energy Storage é uma viagem de aprendizagem pelo mundo do armazenamento da energia,  fornecendo aos seus graduados ferramentas para enfrentar estes desafios, e mais tarde poderem trabalhar nesta área tão dinâmica e em rápida evolução, dominando uma completa  gama de tecnologias de conversão e armazenamento de energia.

O MSc in Energy Transition assume-se como uma plataforma de lançamento perfeita para uma carreira na área da transição energética, preparando os alunos para liderar a implementação de sistemas energéticos contemporâneos e implementar estratégias de economia circular.

Com foco nos aspetos interdisciplinares do sector da energia sustentável, o MSc ENTECH – Energy Technologies ajuda a compreender o papel da inovação e do empreendedorismo na indústria energética do futuro, dando aos seus alunos a oportunidade e ferramentas para pensar sobre novas formas de energia e uma base sólida de valências para enfrentar os desafios energéticos de amanhã.

As energias renováveis estão a mudar rapidamente a indústria energética, criando um sector mais diversificado com enormes oportunidades para novas tecnologias, novos negócios e novas ideias. O MSc RENE proporciona um conhecimento profundo de todas as principais tecnologias renováveis, proporcionando a oportunidade dos alunos se especializarem nas áreas que mais lhes interessam.

Aprender a dar uma contribuição real para minimizar o impacto ambiental dos sistemas energéticos atuais e futuros é um dos propósitos do MSc SELECT. Ao juntarem-se a este programa, os estudantes desenvolverão o conhecimento necessário para enfrentar os desafios da sociedade com soluções técnicas.

Conheça melhor cada um destes mestrados e as oportunidades que residem nos mesmos através da página da EIT InnoEnergy  Master School 2020. Por lá, encontrará os muitos argumentos para submeter a sua candidatura, e pode mesmo aproveitar o facto de estar a decorrer a 4.ª ronda de candidaturas para estes programas.