Projeto de estudantes do secundário com professoras do Técnico soma prémios nos EUA

Equipa portuguesa que desenvolveu material impermeabilizante de origem natural, em parceria com o Técnico, venceu dois prémios numa feira internacional de ciência feita por estudantes.

Em maio, uma dupla de antigos estudantes do Colégio Valsassina levou à Regeneron International Science and Engineering Fest (ISEF), o produto desenvolvido – um impermeabilizante à base de quitosano, um polímero obtido da quitina presente em cascas de camarão – com o apoio do Instituto Superior Técnico.

O projeto, que culminou num produto que pode ser aplicado em tecidos como o da roupa, por exemplo, ficou em quarto lugar na categoria de Química, entre os 70 projetos em competição e foi um dos vencedores do Prémio Mary Kay para a inovação para cientistas do ensino secundário. A ISEF reuniu em Los Angeles (Estados Unidos da América) mais de 1600 projetos científicos.

Frederico e Madalena representaram Portugal em Los Angeles, depois de juntamente com Jéssica terem ganhado a Mostra Nacional de Ciência em 2023. O projeto realizou-se sob a orientação das docentes Ana Paula Ribeiro, Luísa Margarida Martins e da investigadora Ana Ferraria

A componente de trabalho experimental realizou-se integralmente nas instalações do campus Alameda do Técnico.