Projeto do Técnico causa impacto na 5.ª Edição dos Prémios Academia GRACE

O projeto “DETU” desenvolvido por uma equipa de estudantes em Engenharia e Gestão Industrial foi distinguido com o "Prémio Impacto".

Um sistema automático passível de ser instalado em qualquer transporte pesado de passageiros, e que irá facilitar a mobilidade da população idosa, desenvolvido por 4 alunos do Técnico, arrecadou o “Prémio Impacto” da 5.ª Edição da Academia GRACE. A cerimónia de entrega dos galardões decorreu no dia 26 de junho e foram 4 as equipas premiadas nas várias categorias.

As equipas que concorreram aos prémios foram convidados a preparar um breve pitch, apresentando os trabalhos desenvolvidos ao grupo de jurados composto por João Queiroz, diretor-geral do Ensino Superior, Margarida Soares, do IES-Social Business School, Luís Sousa, da BioRumo, Luís Roberto, do GRACE, e Leonor Pipa, do Link To Leaders.

Ana Catarina Carvalho, Ariana Marques Fernandes, Pedro Saldanha Ramos e Sofia Moraes Sarmento são os donos da ideia que arrecadou o “Prémio Impacto”, pelo projeto que apresentaram na área da Sustentabilidade. O grupo de alunos da Licenciatura em Engenharia em Gestão Industrial (LEGI) foi coordenado pela professora Ana Carvalho, docente do Departamento de Engenharia e Gestão( DEG). “Ficamos extremamente felizes com a atribuição deste prémio”, vinca Pedro Saldanha Ramos, porta-voz da equipa vencedora. “Temos investido muito neste projeto e sentimo-nos reconhecidos ao ver esse esforço ser recompensado. Simultaneamente, temos vindo a aprender muito com ele, pelo que termos ganho veio confirmar que estamos a consolidar bem toda esta aprendizagem”, destaca ainda.

Nesta 5.ª Edição da Academia GRACE os alunos das instituições de ensino superior parceiras do GRACE foram desafiados a desenvolver projetos com impacto na sociedade, tendo como tema: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Partindo desse repto e tendo bem presente o aumento da população idosa, com mais de 65 anos de idade, em Portugal, que a equipa do Técnico começou a idealizar uma solução que permitisse melhorar a mobilidade desta fração populacional. E foi assim que surgiu o DETU – Degrau Elevatório para Transportes Urbanos –, um sistema automático passível de ser instalado em qualquer transporte pesado de passageiros, facilitando o acesso à população idosa a este meio de deslocação. O grupo prefere não adiantar muito sobre o sistema uma vez que estão em fase de registo de patente.

Questionado sobre o que poderá estar por detrás deste importante prémio, Pedro Saldanha Ramos afirma que, na sua opinião o fator diferenciador da equipa terá sido “o conjunto de capacidades analíticas que os alunos do Técnico desenvolvem e que nos levam a apresentar conclusões desenvolvidas e bem fundamentas que, em registos como este, poderão ser valorizadas”. “Por outro lado, a abordagem que usámos para responder pareceu-nos bastante diferente da dos restantes premiados o que, mais uma vez, relacionamos com a nossa formação”, acrescenta o aluno do Técnico.

Os vencedores desta edição beneficiarão de networking relevante para o seu percurso pessoal e profissional, materializado no acesso à Web Summit, BootCamp IES-SBS e também no pequeno-almoço com o CEO da Wunderman Thompson.

A equipa do Técnico acredita que o desenvolvimento de todo o trabalho, assim como da participação resultaram inúmeras mais-valias: “o trabalho ajudou-nos muito no desenvolvimento e consolidação da nossa aprendizagem e soft skills. Além disso, desenvolveu a nossa capacidade de reflexão sobre sustentabilidade”, frisa Pedro Saldanha Ramos. Existem diversos esforços a serem feitos que têm como objetivo a promoção de inovação e desenvolvimento tecnológico, o que consideramos extremamente importante. Não podemos, no entanto, e especialmente enquanto futuros engenheiros, esquecer-nos que qualquer crescimento deve ser sustentável e iniciativas como esta fomentam essa reflexão.

Ano após ano tem sido vários os alunos do Técnico que participam e de destacam nesta competição. A Academia GRACE é um dos pilares do Projeto Uni.Network, cujo principal objetivo passa por promover a ligação entre as empresas e as entidades académicas portuguesas na temática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC).