Campus e Comunidade

Projeto MathICs vem reforçar o ensino da Matemática em Marrocos

O Instituto Superior Técnico é um dos parceiros deste projeto Erasmus+ que terá a duração de 3 anos e envolve 5 instituições de ensino superior marroquinas.

É sabido que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) podem fazer a diferença no processo de ensino e aprendizagem, ainda para mais quando falamos de uma disciplina tão complexa como a Matemática. Estas potencialidades são tidas em atenção no projeto MathICs que procura incentivar a introdução das TIC no ensino desta disciplina em Marrocos, estimulando o interesse e contribuindo para os bons resultados dos alunos. O caminho para cruzar esta meta já está a ser feito e há duas semanas o Técnico foi palco de duas importantes formações que permitiram a troca de conhecimentos e de boas práticas nesta área.

O Instituto Superior Técnico é um dos parceiros deste projeto Erasmus+ do tipo “Capacity Building in Higher Education”, uma iniciativa englobada na Ação-Chave 2 (KA2) e cujo propósito é apoiar as universidades de países parceiros do programa – maioritariamente não-europeus – na modernização, internacionalização e melhoria das suas práticas, capacidades e políticas no domínio do Ensino Superior.

A Universidad de Almería (UAL), em Espanha, coordena o consórcio que reúne 10 Universidades, e no qual estão incluídas mais 2 Instituições de Ensino Superior (IES) europeias- a École Centrale de Nantes e o Instituto Superior Técnico. Do lado de Marrocos, há 5 IES espalhadas por Beni Mellal, Marrakesh e Rabat. São também membros associados do MathICs: a Mediterranean Network of Engineering and Management Schools (RMEI) em França, The Moroccan Society of Applied Mathematics, The Moroccan Association of Private Higher Education Schools (AMESUP) e Jiwar Education and Development (Rabat).

O Técnico contribui para o projeto com várias sessões de formação sobre a produção e o desenho de cursos online, também conhecidos como MOOC (Massive Open Online Courses). “Uma parte essencial desta formação será como produzir conteúdos de vídeo, tornando partes expositivas de conteúdos de Matemática mais apelativos e usar o formato vídeo para dar um suporte visual a ideias mais abstratas”, evidencia a professora Ana Moura Santos, docente do Departamento de Matemática (DM) e coordenadora da plataforma MOOC Técnico. “Outra parte, será como estruturar conteúdos que acompanhem esses vídeos, tendo como resultado um curso online que pode ser usado pelo corpo docente de matemática, tanto internamente nas IES marroquinas, como chegar a potenciais estudantes em partes mais remotas de Marrocos”, complementa.

O professor Luís Oyonarte, docente da UAL e coordenador do projeto, explica que enquanto instituição coordenadora do MathICs “para além de realizar quase toda a gestão do projeto, a Universidad de Almería também participa ativamente em todas as tarefas relacionadas com a sua qualidade e execução, e com a sua divulgação”. “Do ponto de vista académico, organiza e entrega um dos três módulos fundamentais em que se baseia a estrutura do programa de formação concebido para preparar os professores marroquinos na utilização das TIC no ensino da matemática”, denota. “Este módulo consiste na utilização de diferentes programas de software matemático para a criação de conteúdos digitais como recurso básico de apoio no ensino da matemática”, acrescenta.

Com a duração de 3 anos, e um orçamento de quase 1 milhão de euros, o projeto estende-se até janeiro de 2024 e divide-se em várias fases. “No final do ano 2021 e agora neste início de 2022 decorreu a 1.ª fase, durante a qual se fez uma pré-seleção de professores e professoras de matemática de IES marroquinas que iriam participar nas primeiras formações do projeto que decorreram nas escolas europeias do projeto. Na fase seguinte e ainda até final de 2022, esses 25 a 30 professores e professoras, que participaram nas 3 primeiras formações, irão acompanhar, nas suas respetivas escolas, formações similares para um corpo docente mais alargado”, esclarece a professora Ana Moura Santos.

Técnico foi palco de duas formações sobre cursos online

Na semana de 21 a 25 de março, uma comitiva de 25 professores e professoras das escolas de Beni Mellal, Marrakesh e Rabat  esteve no Técnico e participou em 2 formações, uma de manhã e outra de tarde, integradas ainda nesta 1.ª vaga de formações nas IES europeias do projeto. Em paralelo com a formação sobre a produção de conteúdos para MOOC, em particular conteúdos audiovisuais, liderada com a professora Ana Moura Santos, decorreu uma formação da responsabilidade da École Centrale de Nantes com foco em aspetos pedagógicos.

Partindo da experiência acumulada desde 2016 no MOOC Técnico, a professora Ana Moura Santos que está desde o início no comando desta plataforma de cursos online, conduziu a partilha de boas práticas. A docente recorda que o “ritmo foi muito intenso porque havia o propósito de toda a gente conseguir ir ao estúdio e ter a experiência de gravação em estúdio”. “Também tiveram acesso, e houve uma das sessões sobre como usar eficientemente, a plataforma MOOC Técnico, uma vez que posteriormente será possível ter os conteúdos produzidos como resultados do projeto alojados na nossa plataforma, caso a universidade de origem não possua plataforma própria”, adiciona.

O tempo foi escasso para tudo o que estava planeado fazer e por isso acabou por não ser possível dar feedbacks individuais, mas o objetivo não está esquecido pela docente do Técnico que ao longo desta semana irá “visualizar os vídeos que foram gravados, individualmente ou em grupos de dois, e enviar comentários pessoais, dando sugestões para futuras produções de conteúdos de e-learning”, como refere a própria.

Nas fases seguintes do projeto, “o espírito MathICs Caravan vai manter-se”, como adianta a professora Ana Moura Santos. “O primeiro grupo vai ajudar os primeiros formadores a fazerem formação, quem por sua vez participar nesta 2.ª fase de formação vai ser formador de colegas e a ideia é um subgrupo de professores de educação levarem as boas práticas até às escolas secundárias”, explica a docente.

Ainda que considere ser demasiado cedo para avaliar o impacto do projeto, o professor Luís Oyonarte sublinha que as expectativas “são muito elevadas”. “O projeto despertou o interesse da comunidade educativa marroquina, a começar pelo seu diretor do Ensino Superior e Desenvolvimento Pedagógico, professor Mohamed Tahiri, com quem a coordenação do projeto, juntamente com alguns outros membros, já realizou uma reunião informativa para trocar impressões e perspetivas futuras”, adianta o docente da UAL.

 MathICs vem reforçar o papel do Técnico no quadro da cooperação internacional no ensino superior.