Projetos de inovação da JUNITEC selecionados para integrar StartUp Voucher

Os projetos POGG e THEMIS fora selecionados pelo IAPMEI para incorporar a terceira edição do programa de empreendedorismo.

Dois projetos “made in” Técnico foram selecionados para integrar a última edição do programa StartUp Voucher, e apesar de estarem ligados a áreas bem distintivas, os projetos o POGG e THEMIS têm em comum o mesmo berço de inovação: a Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC).

“Os dois projetos distinguidos atuam em áreas bastante distintas do mercado e tiveram percursos bastante diferentes dentro da JUNITEC”, vinca José Luz, coordenador de Inovação da JUNITEC. Além da génese diferenciada, o POGG e a THEMIS têm também níveis de maturidade diferentes.

A ideia que deu origem ao POGG nasceu há cerca de dois anos. Por detrás desta sigla está o projeto de uma plataforma que promete revolucionar o mundo “gaming” em Portugal através da aproximação de treinadores reconhecidos e de jogadores com ambição de melhorar as suas skills. “Nesta plataforma, os treinadores disponibilizam o seu tempo e conhecimento através de aulas e workshops. Os jogadores, por sua vez, compram e assistem a essas aulas, no final das quais podem avaliar os treinadores, contribuindo para uma crescente credibilidade dos treinadores e confiança dos jogadores na plataforma”, aponta José Luz.

Ainda que mais recente, a THEMIS também pretende deixar a sua marca no mercado, impactando o trabalho dos profissionais/estudantes da área de Direito. “Pretende apresentar-se no mercado como um produto que se tornará o software de trabalho de eleição para advogados, estudantes de Direito, e todos os cargos associados à Advocacia”, explica o coordenador de inovação da JUNITEC.  “Através da centralização de toda a informação com que estes profissionais trabalham diariamente, que para além de ser bastante se encontra muito dispersa, e da oferta de features inovadoras, a THEMIS pretende ser a aliada que todos os envolvidos na Advocacia procuram neste momento”, acrescenta José Luz. O projeto nasceu em outubro de 2019 num evento inserido no Programa de Inovação da Júnior Empresa do Técnico.

De acordo com o aluno do Técnico, dois fatores terão pesado no apuramento destes projetos com o carimbo de inovação do Técnico: “a pertinência da solução apresentada no mercado atual e a composição das equipas, que são tecnicamente muito fortes e que, tendo um carácter multidisciplinar ‘powered by JUNITEC’, são capazes de atacar todos os problemas que possam surgir sem qualquer medo de arriscar”.

Ainda que esta seja uma conquista das duas equipas que estão na génese dos projetos, o sentimento de conquista e de orgulho abrange todos os membros da JUNITEC. “É sempre um grande orgulho ver o nosso trabalho ser reconhecido desta forma, mas o que nos importa realmente é o quão relevante sabemos que este prémio é para o futuro destes dois projetos”, refere José Luz.

A esta seleção do IAPMEI, têm-se somado outras conquistas coletivas de relevo que vêm corroborar não só que de facto esta é uma incubadora de talento, mas também o valor da inovação gerada neste núcleo de alunos. “Através da formação de membros extremamente competentes, aos quais é incutido e desenvolvido um mindset empreendedor e inovador, a JUNITEC ganha cada vez mais relevância no ecossistema empreendedor português e isso é, sem dúvida, algo que nos deixa muito motivados para continuar a trabalhar mais e melhor”, declara o coordenador de inovação da Júnior Empresa.

O StartUP Voucher vai já na sua terceira edição e é um dos programas implementados pela StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo para apoiar e ajudar a dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de arranque, promovidos por jovens com idade entre os 18 e os 35 anos. O programa disponibiliza vários instrumentos essenciais ao desenvolvimento dos mesmos, ao longo do período, que pode ir até 12 meses, de preparação do projeto empresarial.