A Associação Just a Change e o projeto SPOT foram os grandes vencedores do Prémio de Voluntariado Universitário promovido pelo Santander Universidades.
Com o objetivo de incentivar a prática de uma cidadania ativa através do voluntariado e recompensar o esforço dos jovens mais envolvidos, o Santander Universidades instituiu o Prémio de Voluntariado Universitário. Na edição deste ano, o 1º e 2º lugares do concurso foram atribuídos a projetos do Técnico, num total de 10 projetos finalistas.
A Associação Just a Change, 1º lugar do Prémio, é um projeto conjunto entre o Técnico e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que visa a reabilitação de casas e reparações domésticas profundas a famílias, ou pessoas, em situação de pobreza habitacional. As ações levadas a cabo pelo projeto situam-se na cidade de Lisboa e em zonas rurais (Ferreira do Zêzere, Óbidos e Sever do Vouga), estando o projeto atualmente em expansão para a cidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal e a Fundação Manuel da Mota. O Just a Chance conta com cerca de 300 voluntários e ajuda 90 beneficiários diretos.
O segundo lugar do Prémio foi atribuído ao projeto SPOT, do Instituto Superior Técnico e Universidade de Lisboa, cujo objetivo é o combate às causas do insucesso escolar de jovens socialmente desprotegidos, dos 6 aos 21 anos. O projeto encontra-se em implementação em bairros sociais de Lisboa (Bairro Padre Cruz, 6 de Maio, Ameixoeira e Boavista), abrangendo cerca de 100 jovens, com 60 voluntários. O projeto incide sobretudo na mentoria escolar, vocacional e cívica, através de oficinas de estudo e workshops de cidadania.