O Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM), um dos núcleos de estudantes do Técnico, conquistou na semana passada o 2.º lugar na competição East Fortune B Heat, na Escócia. Apesar de a corrida não ter começado da melhor forma devido a um problema elétrico, a equipa de alunos superou as adversidades e recuperou várias posições, acabando por conquistar o lugar no pódio e fazendo a volta mais rápida dada nesta pista em toda a história da competição Greenpower. “Alcançar um lugar no pódio sempre foi um objetivo do PSEM, e finalmente conseguimos obter o resultado para o qual tanto trabalhamos e tanto trabalharam os nossos antecessores na equipa”, partilha Francisco Oliveira, um dos elementos do PSEM. “É uma honra para nós e uma forma de honrar os nossos antigos colegas e patrocinadores”, acrescenta.
A equipa confessa que esta conquista “veio subir muito a moral”, refletindo o esforço e trabalho realizado ao longo da época “para garantir que o protótipo se encontrava o mais perfeito e otimizado possível para cada uma das provas”, sublinha Francisco Oliveira. Esta vitória em concreto “foi extremamente motivante e veio mostrar o que é possível alcançar novamente com o GP17 [protótipo da equipa] e no futuro com o GP19”, frisa o aluno.
Antes de regressar ao Técnico, a equipa tem ainda pela frente uma fase de qualificação e depois a final internacional. Francisco Oliveira afirma que “o top 10 é possível”, mas confessa que a equipa tem “os olhos em lugares mais acima na tabela classificativa”.