PSEM conquista três prémios na final internacional da competição F24+

A equipa de alunos do Técnico arrecadou o Siemens Digital Award, prémio que distingue a equipa com melhores soluções a nível da electrónica.

O balanço da participação do PSEM – Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel –  na final internacional da competição F24+, organizada pela Greenpower Education Trust, não podia ser melhor. A equipa liderada por Inês Agulheiro alcançou o sétimo lugar entre 30 equipas internacionais, arrecadou o Siemens Digital Award, e além disso foi premiada por ter sido a melhor equipa internacional com uma apresentação que se distinguiu das demais. “O PSEM tem vindo claramente a ganhar destaque dentro da competição a cada ano que passa, tanto pelos resultados das provas como pelos prémios que tem vindo a ganhar”, declara Inês Agulheiro. Por outro lado, “o reconhecimento do nosso trabalho por parte das outras equipas e membros da Greenpower deixa a equipa empolgada com o projeto do próximo carro que irá construir”, comenta ainda a líder da equipa.

Com o seu novo protótipo, o GP17.EVO, pilotado pela líder do projeto, o PSEM alcançou os lugares cimeiros da competição, ficando em sétimo lugar, depois de durante uma parte considerável da competição ter mantido o terceiro lugar. Antes da final internacional, que ocorreu dias 5 e 6 de outubro, a equipa já tinha participado em 4 provas do campeonato F24+ durante o mês de setembro, o que foi cimentando a confiança da equipa, como destaca Inês Agulheiro: “os nossos resultados ao longo destas provas deixaram-nos confiantes de que conseguiríamos alcançar uma boa posição na final. Ainda assim a equipa recebeu este lugar com grande entusiasmo, principalmente porque reflete o trabalho investido ao longo de uma temporada”.

Fora da pista, o GP17.EVO surpreendeu o júri pelas suas valências e permitiu ao PSEM trazer o Siemens Digital Award para o Técnico. O galardão distingue a equipa com melhores soluções a nível da eletrónica, pelo sistema de controlo e telemetria inovadores presentes no carro. “Estes sistemas permitiram a equipa obter dados do comportamento do carro durante a prova para que se pudesse informar a piloto de qualquer ação que tivesse de tomar”, esclarece Inês Agulheiro.

O entusiasmo desta vitória serve de inspiração na preparação para os futuros desafios. A equipa composta por 25 alunos dos vários cursos do Técnico deu já início ao projeto do GP19, o carro que irá ser lançado no próximo ano. Alguns detalhes do mesmo podem, até, já ser revelados: “este terá um monocoque em fibra de carbono tal como o protótipo anterior, no entanto, a sua geometria e o design vão alterar significativamente devidos aos estudos aerodinâmicos que foram feitos este ano”, partilha a líder da equipa. “Um dos objetivos a que nos propusemos na próxima temporada é o de levarmos, pela primeira vez, dois carros à competição, o GP17.EVO e o futuro GP19”, acrescenta ainda. A intenção da equipa é não só apurar o protótipo deste ano, continuando o estudo da gestão do consumo das baterias através de testes ao longo do ano, mas também construir um carro de raiz com as alterações que se revelarem necessárias.

Os três prémios da final internacional foram somados a outros três conquistados durante o resto do campeonato em setembro: o “IET Engineering Award”, o “Siemens Digital Award” na eliminatória de Aintree Heat e o “Spirit of Greenpower Award” na eliminatória de Castle Combe. “Em apenas um ano trouxemos 6 prémios, quase tantos como os que ganhamos na soma de todos os anos do projeto até agora”, assinala a líder da equipa. O balanço deste ano é claramente memorável, o que eleva as expetativas para o próximo ano. “Um desafio que acreditamos estar ao nosso alcance”, remata Inês Agulheiro.