Campus e Comunidade

Quatro Mulheres Inspiradoras com ligação ao Técnico nomeadas para o Prémio ACTIVA

Joana Lobo Antunes e Zita Martins estão nomeadas na categoria “Ciência”, Catarina Barreiros e Joana Rafael são potenciais vencedoras nas categorias “Sustentabilidade” e “Negócios”, respetivamente.

Há 4 Mulheres com ligação ao Técnico no leque de nomeadas deste ano ao Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras. Zita Martins, docente do Departamento de Engenharia Química(DEQ) e investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE), e Joana Lobo Antunes, coordenadora da área de Comunicação, Imagem e Marketing (ACIM) do Instituto Superior Técnico, são candidatas ao galardão na categoria “Ciência”. No lote de potenciais vencedoras do prémio encontramos ainda duas antigas alunas da Escola: Joana Rafael, cofundadora da Sensei, nomeada na categoria “Negócios”, e Catarina Barreiros, influenciadora digital e fundadora “Do Zero”, é destacada na categoria “Sustentabilidade”.

Joana Lobo Antunes confessa a surpresa com que recebeu esta notícia e a gratidão pela distinção “ainda para mais na excelente companhia da Zita Martins, colega e amiga, bem como das demais nomeadas”, refere.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Joana Lobo Antunes é doutorada em Química Orgânica, e além de liderar a ACIM, dá aulas de Comunicação de Ciência na Universidade Nova de Lisboa. É cocriadora do programa radiofónico “90 Segundos de Ciência” (Antena 1) e fundadora da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal.

Para a coordenadora da ACIM, esta nomeação “enquanto comunicadora de Ciência vem dar relevância das pessoas como eu, que se moveram da investigação para a promoção da cultura científica”. “Trabalho, como tantos outros, há muitos anos no empowerment de cientistas em competências de comunicação, bem como criando oportunidades e plataformas para que haja um diálogo entre comunidade científica e leigos na matéria”, explica. “Desde crianças de 5 anos a seniores, passando por candidatos a ensino superior ou policy makers, o nosso objetivo é passar o melhor conhecimento científico de forma a que os diferentes públicos-alvo possam não apenas compreender, mas partilhar também o fascínio e o encanto”, adiciona, frisando que nos tempos que correm “em que o conhecimento técnico e científico faz a diferença nas nossas vidas diárias, é imperativo trabalharmos estes temas”.

Ainda que este tipo de nomeações e distinções já não sejam novidade no currículo de Zita Martins,  é com a humildade que todos lhe reconhecem que recebe esta nomeação, salientando a honra e gratidão que a mesma lhe suscita. “Fico muito contente, pois é uma forma de reconhecimento do trabalho internacional que tenho feito ao longo de duas décadas, em particular nos últimos quatro anos quando voltei a Portugal para uma posição de professora associada no Técnico”, declara. “Fico também muito satisfeita que o voto de confiança que o Técnico me deu para desenvolver o primeiro laboratório de Astrobiologia do país esteja a ser recompensado”, acrescenta a astrobióloga.

Além de docente e investigadora no Técnico, a professora Zita Martins que fundou, no Instituto Superior Técnico, o primeiro laboratório de Astrobiologia do país, é também codiretora do programa MIT Portugal. Recentemente foi nomeada pela Agência Espacial Europeia líder da comunidade científica da missão espacial Ariel, prevista para 2029. É considerada uma das grandes especialistas do mundo em Astrobiologia, e os seus interesses científicos incluem a deteção de assinaturas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição de meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra.

Duas antigas alunas que dão cartas na tecnologia e na sustentabilidade

Mestre em Arquitetura pelo Instituto Superior Técnico, Catarina Barreiros trabalhou no mundo da moda e da cosmética até encontrar nos temas relacionados com a sustentabilidade a sua missão de vida.  Uma gravidez de risco e um documentário sobre as práticas da indústria alimentar intensiva levaram-na mudar de vida e a dedicar-se à divulgação das temáticas de responsabilidade ambiental.

Hoje em dia mais de 80 mil pessoas seguem a antiga aluna no Instagram para saberem qual o próximo passo a dar para uma vida mais sustentável. Com o marido, João Barreiros, criou o projeto Do Zero que conta com um blog, uma loja de produtos amigos do ambiente e um Podcast.

Joana Rafael é uma mulher a dar cartas numa equipa de homens e numa área onde estes também ainda são maioria. Fundou juntamente com Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal a Sensei, a startup portuguesa de tecnologia que está a redefinir o retalho, com as chamadas lojas autónomas, desenvolvendo tecnologia que permite aos consumidores fazerem compras sem filas nem caixas.  A equipa começou a formar-se no Instituto Superior Técnico, onde Paulo Carreira é professor de engenharia de software, e Vasco Portugal e Joana Rafael doutorandos do programa MIT Portugal.

Além de cofundadora, Joana Rafael é Chief Operations Officer(COO) da empresa. Em 2021 venceu, com a sua equipa, o prémio João Vasconcelos Empreendedor do Ano, da Startup Lisboa.  É também com muita honra que Joana Rafael olha para esta nomeação “ao lado de várias fantásticas empreendedoras”. “Agradeço ao júri a nomeação para o prémio mulheres inspiradoras – negócios, e espero poder continuar a inspirar com o nosso trabalho na Sensei, e dar o meu contributo para colocar o nosso país na vanguarda do retalho europeu e mundial”, afirma.

O Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras procura destacar o que de melhor se faz no nosso país no feminino e no que toca às Artes, Ciência, Desporto, Negócios, Solidariedade e Sustentabilidade, sendo também atribuído um prémio especial carreira.

O júri do galardão é este ano composto por: Maria de Belém Roseira, Conceição Zagalo, Luís Marques Mendes, Mafalda Anjos e Natalina de Almeida. As vencedoras de cada uma das categorias serão conhecidas em breve.