Professora Joana Gonçalves de Sá galardoada com o Prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras

A docente do Técnico, distinguida na categoria Ciência, foi uma das 7 mulheres distinguidas esta quinta-feira pela revista ACTIVA.

A professora Joana Gonçalves de Sá, antiga aluna do Técnico, atualmente docente do Departamento de Física (DF) e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), foi uma das Mulheres Inspiradoras distinguidas esta quinta-feira, 27 de maio, pela revista ACTIVA. A docente do Técnico arrecadou o galardão na categoria “Ciência”.

Aquando da sua nomeação, a docente do Técnico salientava a relevância destes prémios “não só para dar a conhecer o trabalho das nomeadas como também reconhecer o papel impactante das mulheres em várias áreas”. Na altura confessou-nos que não esperava, nem ambicionava ser uma das contempladas, dado o leque prestigiante de mulheres com quem estava nomeada, mas acabaria por ser surpreendida esta quinta-feira ao arrecadar o prémio.

Depois de se graduar em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico, a professora Joana Gonçalves de Sá fez o doutoramento em Biomedicina, através do Programa Gulbenkian, e desenvolveu a sua tese em Biologia de Sistemas na Universidade de Harvard, EUA.

Entre 2012 e 2018 foi investigadora principal no Instituto Gulbenkian de Ciência. Recebeu, em 2019,  uma bolsa do European Research Council (ERC) para estudar o papel dos enviesamentos do comportamento na partilha de Fake News.

No LIP, a professora Joana Gonçalves de Sá coordena o grupo de investigação em “Social Physics and Complexity – SPAC”. Através de técnicas experimentais e computacionais (big data e sistemas da complexidade) o seu grupo de investigação estuda o processo decisório, principalmente em política e saúde.

Além da sua intensa atividade científica, a professora Joana Gonçalves de Sá coordena a Iniciativa Ciência e Sociedade e é diretora do Programa em Ciência para o Desenvolvimento, destinado a melhorar a educação e investigação científica nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A decisão desta e das restantes distinções entregues coube ao júri, composto por Natalina Almeida, diretora da revista ACTIVA, Mafalda Anjos, publisher da Trust in News, Maria de Belém, Maria da Conceição Zagalo e Luís Marques Mendes.