“É magia” clamava André, aluno do ensino básico, estupefacto com aquilo que os seus olhos viam e o seu telemóvel fazia questão de registar para mais tarde lembrar. A reação dos jovens participantes de mais uma edição dos Laboratórios Abertos de Engenharia Química passa sempre por uma incredulidade que rapidamente avança para admiração, e que acaba incontornavelmente em interrogações que se sucedem e revelam a vontade de saber mais. “Achei que estas coisas só eram possíveis nos filmes”, solta por sua vez Diego ao observar a experiência do Caldeirão Mágico, uma das muitas atividades simples, mas empolgantes preparadas para os alunos do ensino básico que esta segunda e terça-feira, 4 e 5 de fevereiro, visitam o Técnico.
Divididos em grupos vão ordeiramente, ou ao jeito que a traquinice permite, rodando entre as experiências. Equipados com os óculos de proteção, uma bata “à cientista” e sempre que podem intervir com as luvas descartáveis, vão questionando detalhes, nomes e processos – e mesmo que nem sempre entendam – prosseguem a maratona de curiosidade até à experiência seguinte. Do pirilampo mágico até à bomba de ursinho, passando pela experiência de fazer um gelado e a seguir poder degustá-lo, lá vão ultrapassando as expetativas menos positivas que tinham para o dia. “Achei que ia ser um dia com ciência ‘seca’, mas afinal não podia estar a ser mais divertido”, conta Catarina enquanto testa afincadamente a capacidade de absorção de uma fralda. A aluna do ensino básico confessa que não quer ser engenheira, mas sabe de antemão que o Técnico é “muito conhecido” e “que pelos vistos se fazem coisas giras e divertidas aqui”. “Talvez mude de ideias, entretanto”, solta relativamente à futura profissão. Pode ser que sim, afinal ainda nem provou o gelado.
Durante os cinco dias em que os Laboratórios Abertos organizados pelo Departamento de Engenharia Química estarão a funcionar estima-se que 1500 alunos passem pelos Laboratórios e Anfiteatros do departamento. A idade dos participantes varia e as atividades são adequadas às mesmas e ao conhecimento que detêm, sendo o intuito sempre o mesmo: cativar e motivar os jovens para a ciência, e em particular para a Química. Para os alunos do 2º, 3º ciclo e do Ensino Secundário- cujas atividades se iniciam dia 6 de fevereiro- a organização preparou outras atividades, nomeadamente um leque variado de palestras com professores da Escola.
Os laboratórios abertos do DEQ estendem-se até esta sexta-feira, 8 de fevereiro, contando com o apoio de todo o departamento e mais de uma centena de alunos que assumem o papel de monitores e encantadores dos participantes.