Química encanta jovens participantes dos Laboratórios Abertos

Durante toda a semana, são várias atividades preparadas pelo Departamento de Engenharia Química para mais uma edição desta iniciativa que traz jovens de diversas idades ao Técnico.

“É magia” clamava  André, aluno do ensino básico,  estupefacto com aquilo que os seus olhos viam e o seu telemóvel fazia questão de registar para mais tarde lembrar. A reação dos jovens participantes de mais uma edição dos Laboratórios Abertos de Engenharia Química passa sempre por uma incredulidade que rapidamente avança para admiração, e que acaba incontornavelmente em interrogações que se sucedem e revelam a vontade de saber mais.  “Achei que estas coisas só eram possíveis nos filmes”, solta por sua vez Diego ao observar a experiência do Caldeirão Mágico, uma das muitas atividades simples, mas empolgantes preparadas para os alunos do ensino básico que esta segunda e terça-feira, 4 e 5 de fevereiro, visitam o Técnico.

Divididos em grupos vão ordeiramente, ou ao jeito que a traquinice permite, rodando entre as experiências. Equipados com os óculos de proteção, uma bata “à cientista” e sempre que podem intervir com as luvas descartáveis, vão questionando detalhes, nomes e processos – e mesmo que nem sempre entendam – prosseguem a maratona de curiosidade até à experiência seguinte. Do pirilampo mágico até à bomba de ursinho, passando pela experiência de fazer um gelado e a seguir poder degustá-lo, lá vão ultrapassando as expetativas menos positivas que tinham para o dia. “Achei que ia ser um dia com ciência ‘seca’, mas afinal não podia estar a ser mais divertido”, conta Catarina enquanto testa afincadamente a capacidade de absorção de uma fralda. A aluna do ensino básico confessa que não quer ser engenheira, mas sabe de antemão que o Técnico é “muito conhecido” e “que pelos vistos se fazem coisas giras e divertidas aqui”. “Talvez mude de ideias, entretanto”, solta relativamente à futura profissão. Pode ser que sim, afinal ainda nem provou o gelado.

Durante os cinco dias em que os Laboratórios Abertos organizados pelo Departamento de Engenharia Química estarão a funcionar estima-se que 1500 alunos passem pelos Laboratórios e Anfiteatros do departamento. A idade dos participantes varia e as atividades são adequadas às mesmas e ao conhecimento que detêm, sendo o intuito sempre o mesmo: cativar e motivar os jovens para a ciência, e em particular para a Química. Para os alunos do 2º, 3º ciclo e do Ensino Secundário- cujas atividades se iniciam dia 6 de fevereiro- a organização preparou outras atividades, nomeadamente um leque variado de palestras com professores da Escola.

Os laboratórios abertos do DEQ estendem-se até esta sexta-feira, 8 de fevereiro, contando com o apoio de todo o departamento e mais de uma centena de alunos que assumem o papel de monitores e encantadores dos participantes.