Quinta MasterTalk do Técnico – A engenharia e a gestão unidas para fazer o mundo funcionar

A edição afeta ao Departamento de Engenharia e Gestão contou com os testemunhos académicos e profissionais de diversos alumni.

A engenharia e gestão industrial esteve em destaque na 5.ª edição das MasterTalks do Instituto Superior Técnico, o conjunto de sessões dedicadas à apresentação da oferta de mestrados que a Escola disponibiliza. A 18 de janeiro, no Centro de Congressos do campus Alameda, Ana Póvoa, professora do Técnico na área de Operações e Logística, conduziu o evento no qual foi discutido o funcionamento dos sistemas que mantêm a economia e as empresas em movimento.

Para que os bens de consumo estejam disponíveis à população, é necessário garantir o funcionamento das cadeias de abastecimento. Para isso, há que ter em conta os três pilares que garantem a sustentabilidade destas cadeias – a sua viabilidade económica, o seu impacto ambiental e os aspetos sociais ligados aos recursos humanos envolvidos. Equilibrar todos estes fatores em simultâneo é um dos desafios da engenharia e gestão industrial. A palestra abordou estes e outros temas, incluindo vários projetos desenvolvidos por estudantes e professores para entidades como Jerónimo Martins, Nespresso ou ValorPneu, para otimização de percursos de recolha de resíduos e até para cadeias de abastecimento de sangue e de hidrogénio verde.

João Diogo quis esclarecer as suas dúvidas junto da professora assim que a palestra terminou. O estudante de 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Biomédica preocupava-se com as dificuldades que poderia vir a enfrentar ao mudar de área de estudo no fim do 1.º ciclo. “Foi um evento bastante útil”, afirmou à saída da sala, já com as suas questões respondidas. Ficou a conhecer o testemunho de um antigo aluno que fez justamente a mudança de curso que pondera atualmente, reforçando a sua segurança nessa escolha.

Júlia Rocha e Sara Gonçalves estão no 3.º ano de Engenharia Química e quiseram esclarecer as saídas profissionais decorrentes de um mestrado em engenharia e gestão, uma vez que estes “parecem ser cursos amplos”. Partilhavam as dúvidas de João Diogo quanto à mudança de área no fim da licenciatura, mas, após uma longa conversa com representantes dos mestrados do Departamento de Engenharia e Gestão no final da MasterTalk, confessaram-se “bastante interessadas”.

Ana Póvoa também se mostrou satisfeita com o evento. “Foi muito enriquecedor”, afirmou. Fez também nota da importância de convidar alumni dos cursos apresentados para que estes possam partilhar as suas experiências de estudo e conquistas profissionais subsequentes, defendendo que “esta questão do envolvimento de antigos alunos é muito positiva – eles vêm, dão o seu testemunho e podem esclarecer os futuros estudantes”. Na opinião da docente, a divulgação da oferta de ensino junto dos estudantes “é cada vez mais importante” para ajudá-los no seu processo de decisão sobre o seu futuro académico.

A oferta de mestrados do Departamento de Engenharia e Gestão reúne o Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo e o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial.

A próxima MasterTalk, dirigida por Moisés Pinto e relativa à oferta de mestrados do Departamento de Engenharia Química, terá lugar a 15 de fevereiro