MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia e Gestão

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 18 de janeiro, às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico

Data: 18 de janeiro
Hora: 17h15
Local: Centro de Congressos, Campus Alameda, Pavilhão de Civil (Piso -1)
Participar: mediante Inscrição (gratuita)

Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia e Gestão do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Programa:

17h15 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Prof.ª Ana Póvoa (30min + questões)
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

A Engenharia e Gestão Industrial oferece métodos e ferramentas essenciais para otimizar dos processos de produção e operações, reduzir e controlar de custos, e melhorar a eficiência das empresas, tornando-as mais competitivas. A Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo permite criar produtos e negócios acrescentado valor às organizações. As cadeias de abastecimento representam sistemas vitais para qualquer organização no contexto global atual. São sistemas que exigem uma gestão eficiente, eficaz e sustentável e onde a inovação deve ser uma constante. Desafio difícil! Nesta palestra será possível aprender como a Engenharia e Gestão permite ajudar gerir estes sistemas. Além disso, haverá a oportunidade de conhecer vários projetos desenvolvidos no Técnico em colaboração com empresas reais na área do retalho, economia circular, saúde, indústrias de processo, entre outros, e falar não só com os investigadores e professores do departamento, mas com os atores reais e veres como, juntos, enfrentam e superam estes desafios.

Ana Paula Barbosa-Póvoa é Professora Catedrática em Operações e Logística, no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, e doutorada pelo Imperial College of Science Technology and Medicine. É Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e coordena o grupo de investigação em Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (OpLog) do Centro de Estudos de Gestão do IST.

Desenvolve investigação na área da Gestão de Operações e Gestão de Cadeias de Abastecimento, explorando a otimização destes sistemas. A sustentabilidade, resiliência e gestão da incerteza e risco na conceção, no planeamento e operação destes sistemas estão entre os principais domínios da sua investigação, que tem dado origem a vários prémios nacionais e internacionais, tendo recebido por duas vezes o prémio Universidade Técnica de Lisboa / Santander por excelência na investigação. É vice-presidente da EURO, European Association of Operational Research Society e membro fundador e co-coordenadora do Euro Working Group in Sustainable Supply Chains da European Association of Operational Research. Faz ainda parte da coordenação do EURO WISDOM FORUM que tem como objetivo proporcionar uma plataforma para apoiar, capacitar e incentivar a participação de todos os géneros na Investigação Operacional no âmbito da EURO.

Mestrados do Departamento de Engenharia e Gestão:

Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
Mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo

Mais sobre as MasterTalks:

Da Engenharia à Arquitetura, de Aeroespacial à Bioengenharia, da Física Tecnológica a Civil, da Eletrónica à Química, dos Recursos Naturais à Informática, da Gestão às Tecnologias Nucleares, passando pela Matemática, no Instituto Superior Técnico há 33 mestrados à tua espera.
Todos os meses, podes vir conhecer os professores, projetos de estudantes e todas as oportunidades que há para quem estuda connosco. Sempre às quintas feiras, às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Programa completo