Segunda edição do “Cocktail de Ciências” confirma sucesso da iniciativa

As atividades que integram o programa de atividades são da responsabilidade do CERENA e desafia os participantes a descobrir de forma divertida a resposta para várias questões relacionadas com a geologia mas não só.

Durante uma manhã ou uma tarde os alunos do 3º ciclo do ensino básico e também do ensino secundário podem vestir a pele de um investigador criminal, reforçar a importância da reciclagem, conhecer e/ou aprender mais sobre alguns materiais geológicos ao mesmo tempo que conhecem o Técnico, e muito mais. O conhecimento é um tornado inevitável que vai acompanhando os jovens participantes ao longo do dia, empurrando-os para uma viagem multidisciplinar feita de forma descontraída e divertida pela organização do “Cocktail de Ciências” – uma iniciativa do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) direcionada para alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário.

À chegada, e para quebrar um gelo, nada melhor que um jogo que desafia o conhecimento de geologia, mas não só. Através da plataforma Kahoot, os participantes da iniciativa são desafiados a responder a diversas questões, abrindo-se-lhe o apetite para a aprendizagem que se segue. Em grupos, e sempre acompanhados pelos diversos monitores, vão obtendo respostas para questões como que minerais são necessários para fazer um telemóvel ou para como é extraído o minério em minas subterrâneas.

Uma das atividades preferidas é aquela que envolve a resolução de um crime através da análise de materiais geológicos. Através das amostras de solo do local do crime, o grupo de alunas da Escola Secundária de Palmela, Inês Batoque, Catarina Oliveira e Inês Douradinho, ia competindo com os restantes grupos para apurar uma das pistas principais do crime. Suspenderam a investigação para partilhar que o Cocktail de Ciências serviu como uma oportunidade de conhecerem o Técnico, “uma escola muito prestigiada de que já tínhamos ouvido falar muito”. Adeptas de matemática, o grupo de alunas não descarta a hipótese de vir seguir engenharia, mas para já adiantam que estão a “gostar muito destas atividades” ainda que restem muitas para experienciar.

“Este é o segundo ano que esta iniciativa se realiza, e estamos muito satisfeitos com os resultados”, explica a professora Teresa Carvalho, uma das responsáveis pela iniciativa. “É uma ótima maneira de divulgar o curso de Engenharia Geológica e de Minas, mas também o Técnico”, acrescenta ainda a docente. Sobre a adesão das escolas, a professora revela detalhes que demonstram o sucesso da iniciativa: “tivemos lotação esgotada. Há escolas que queriam vir e já não tínhamos vaga. E há escolas que vieram no ano passado e gostaram tanto que estão cá de novo outra vez”. Desde segunda-feira, 4 de fevereiro, e até ao final da semana mais de 550 alunos participam na iniciativa do CERENA.