Campus e Comunidade

Seis alumni regressaram ao Técnico para desmistificar a carreira de Consultoria

As Alumni Talks voltam em 2025, mantendo o objetivo de aproximar alumni e estudantes do Técnico.

O mundo da consultoria é frequentemente associado a horários exigentes, ambientes de alta pressão e desafios constantes. Para desmistificar estes estigmas e explorar as oportunidades da área, seis alumni do Técnico partilharam as suas experiências na Alumni Talk Consulting Edition, que decorreu no dia 11 de dezembro, no Salão Nobre do campus Alameda do Instituto Superior Técnico. Alexandre Correia (KPMG), Teresa Melvill de Araújo (Bain & Company), Gil Luís (BCG), Ana Pedrosa (Kearney), Bernardo Belo (Accenture) e Rui Pedro Vaz (Deloitte) representaram algumas das principais consultoras, várias delas pertencentes à Rede de Parceiros do Técnico.

Os alumni partilharam experiências pessoais e profissionais, revelando os desafios e oportunidades de uma carreira em consultoria. Rui Pedro Vaz comentou com humor que “na [sua] altura, o Técnico não era assim tão divertido como é hoje”, ao passo que Alexandre Correia sublinhou a relevância destes encontros. “Da parte das empresas é sempre muito importante dar visibilidade e mostrar o que é que é este mercado de trabalho nas consultoras”, realçou o consultor da KPMG.

Teresa Melvill de Araújo confessou o seu arrependimento por não ter participado nestes eventos enquanto estudante. “São eventos muito importantes, especialmente numa área que não é tão explorada aqui na Escola”, destacou. Para Gil Luís, a experiência teve um significado especial. “Está a fazer 10 anos que vim a um destes pequenos-almoços, provavelmente a primeira edição, e é um evento muito enriquecedor”.

Durante cerca de duas horas, em ambiente informal, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, pedir conselhos, trocar opiniões e experiências. David Sanches, Manuel Quintas e Leonardo Cabaça, estudantes do Técnico, puderam sentar-se na mesa de Rui Pedro Vaz. “Estes eventos relacionados com consultoria são muito importantes, especialmente para os alunos do Técnico, porque é uma opção aberta a todos, mas nem toda a gente sabe e não se fala muito”, referiu Manuel Quintas. Leonardo Cabaça destacou a oportunidade de sair da rotina académica, referindo que “estas conversas que fogem ao dia a dia são importantes para poder ter uma realidade diferente da que é estudar no Técnico e do que pode vir a ser o nosso futuro”. Já David Sanches, estudante de Engenharia Naval, adorou a iniciativa. “Vou ficar atento para ver os próximos eventos”, destacou.

“O objetivo deste evento é ajudar-vos a saber quais são as vossas ambições profissionais e ajudar-vos a tomarem decisões informadas”, explicou na abertura do evento Sofia Cabeleira, Alumni Community Manager do Técnico, referindo-se à importância das iniciativas dinamizadas pelo Career Center.

O evento terminou com um agradecimento especial à Fundação Santander, que apoia regularmente estas iniciativas, embora não tenha podido estar presente nesta edição. “É o Santander que nos permite encher esta sala tantas vezes e, por isso, o nosso mais sincero obrigado”, destacou Carla Patrocínio, Coordenadora da Direção de Transferência e Tecnologia, no fecho da sessão.

Fotogaleria