As bolsas do Programa Fulbright são uma oportunidade única de estudantes, investigadores e professores portugueses estudarem, lecionarem ou fazerem investigação nos Estados Unidos da América (EUA). As candidaturas vencedoras foram divulgadas recentemente e há 6 representantes do Técnico na lista de bolseiros do ano letivo 2021/2022.
Ao olhar para a lista de bolseiros rapidamente nos deparamos com um nome conhecido da instituição: o professor Arlindo Oliveira. O docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), investigador do INESC-ID e presidente do INESC, foi um dos investigadores a conquistar uma Bolsa Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados, com a duração de 3 meses, que lhe permitirá lecionar e/ou realizar um projeto de investigação no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Catarina Belém, alumna de Engenharia Informática e vencedora da última edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, e José Ferreira, alumnus de Engenharia Aeroespacial, foram contemplados com as Bolsa Fulbright para Doutoramento, destinadas a estudantes que vão frequentar em regime presencial e a tempo inteiro o primeiro ano de um programa de doutoramento numa universidade acreditada nos EUA. Catarina Belém rumará à University of California-Irvine para um doutoramento em Engenharia Informática e José Ferreira tem como destino a University of Southern California onde fará o doutoramento em Engenharia Aeroespacial.
Entre os 4 nomeados para receberem uma Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD, decorrente de uma parceria estabelecida em 2019 entre as duas instituições, estão dois alunos do Técnico: José Cordeiro e Rafael Cordeiro. Esta bolsa destina-se a mestrandos(as) em universidades portuguesas que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano. No caso dos alunos da Escola, José Cordeiro poderá explorar esta oportunidade na Harvard University e Rafael Cordeiro na Carnegie Mellon University.
Por fim, mas não menos importante, o investigador do Técnico, Vasco Mendes, foi um dos 3 selecionados para receber a Bolsa Fulbright Investigação. Com este apoio direcionado à realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, o investigador terá oportunidade de na sua estadia no NASA Ames Research Center trabalhar no desenvolvimento de uma ferramenta numérica para calcular o fluxo de calor radiativo que afeta a superfície dos veículos espaciais durante a reentrada atmosférica, com base em técnicas de aprendizagem automática e, em particular, utilizando redes neurais artificiais.
O Programa Fulbright para investigadores, estudantes e outros profissionais é o mais antigo e importante programa de intercâmbio académico internacional. Administrado atualmente em mais de 150 países e patrocinado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos EUA, o Programa Fulbright foi criado em 1946 por proposta do Senador J. William Fulbright com o objetivo de promover o entendimento mútuo, a partilha de ideias e a busca de soluções para problemas globais. Em Portugal, o programa é administrado pela Comissão Fulbright.
Desde o início da implementação do Programa Fulbright em Portugal, mais de 1300 estudantes e professores portugueses e 750 norte-americanos receberam bolsas numa variedade de áreas académicas.