Seis bolseiros do Programa Fulbright com ligação ao Técnico

Os autores das candidaturas vencedoras terão agora oportunidade de prosseguir os seus projetos de investigação ou estudos nos Estados Unidos da América ao abrigo do Programa Fulbright.

As bolsas do Programa Fulbright são uma oportunidade única de estudantes, investigadores e professores portugueses estudarem, lecionarem ou fazerem investigação nos Estados Unidos da América (EUA). As candidaturas vencedoras foram divulgadas recentemente e há 6 representantes do Técnico na lista de bolseiros do ano letivo 2021/2022.

Ao olhar para a lista de bolseiros rapidamente nos deparamos com um nome conhecido da instituição:  o professor Arlindo Oliveira. O docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), investigador do INESC-ID e presidente do INESC, foi um dos investigadores a conquistar uma Bolsa Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados, com a duração de 3 meses, que lhe permitirá lecionar e/ou realizar um projeto de investigação no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Catarina Belém, alumna de Engenharia Informática e vencedora da última edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, e José Ferreira, alumnus de Engenharia Aeroespacial, foram contemplados com as Bolsa Fulbright para Doutoramento, destinadas a estudantes que vão frequentar em regime presencial e a tempo inteiro o primeiro ano de um programa de doutoramento numa universidade acreditada nos EUA.  Catarina Belém rumará à University of California-Irvine para um doutoramento em Engenharia Informática e José Ferreira tem como destino a University of Southern California onde fará o doutoramento em Engenharia Aeroespacial.

Entre os 4 nomeados para receberem uma Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD, decorrente de uma parceria estabelecida em 2019 entre as duas instituições, estão dois alunos do Técnico: José Cordeiro e Rafael Cordeiro.  Esta bolsa destina-se a mestrandos(as) em universidades portuguesas que tenham previsto, no âmbito do seu plano de formação, a realização de um período de investigação numa universidade ou centro de investigação norte-americano. No caso dos alunos da Escola, José Cordeiro poderá explorar esta oportunidade na Harvard University e Rafael Cordeiro na Carnegie Mellon University.

Por fim, mas não menos importante, o investigador do Técnico, Vasco Mendes, foi um dos 3 selecionados para receber a Bolsa Fulbright Investigação. Com este apoio direcionado à realização de projetos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA, o investigador terá oportunidade de na sua estadia no NASA Ames Research Center trabalhar no desenvolvimento de uma ferramenta numérica para calcular o fluxo de calor radiativo que afeta a superfície dos veículos espaciais durante a reentrada atmosférica, com base em técnicas de aprendizagem automática e, em particular, utilizando redes neurais artificiais.

O Programa Fulbright para investigadores, estudantes e outros profissionais é o mais antigo e importante programa de intercâmbio académico internacional. Administrado atualmente em mais de 150 países e patrocinado pelo Bureau of Educational and Cultural Affairs do Departamento de Estado dos EUA, o Programa Fulbright foi criado em 1946 por proposta do Senador J. William Fulbright com o objetivo de promover o entendimento mútuo, a partilha de ideias e a busca de soluções para problemas globais. Em Portugal, o programa é administrado pela Comissão Fulbright.

Desde o início da implementação do Programa Fulbright em Portugal, mais de 1300 estudantes e professores portugueses e 750 norte-americanos receberam bolsas numa variedade de áreas académicas.