Semana de Informática do Técnico (SINFO) celebra 30 anos com a “maior edição de sempre”

A abertura da 30.ª edição da SINFO - Semana de Informática do Técnico contou com a visita do Presidente da República e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Arrancou, esta segunda-feira, a 30.ª edição da Semana de Informática do Instituto Superior Técnico (SINFO 30). A maior feira tecnológica, de entrada livre, estende-se até ao dia 3 de março, no Campus Alameda, do Técnico.

Este ano, a SINFO traz à Escola “mais de 70 empresas, incluindo spin-offs e startups tecnológicas” num dos “mais brilhantes exemplos do que melhor se faz no Técnico”, explicou o professor Rogério Colaço, Presidente do Técnico, na sessão de abertura do evento. “Os estudantes do Técnico contribuem para o desenvolvimento económico, agora, nos últimos 100 e nos próximos 100 anos”, acrescentou.

É entre palestras, workshops e apresentações de empresas que a SINFO aproxima a Academia do tecido empresarial, nesta que é “a maior edição de sempre”, de acordo com Diogo Pacheco, um dos organizadores da feira. No decorrer da semana, estão presentes, a cada dia, 23 stands de empresas dos mais variados ramos das Tecnologias da Informação, duas startups e dois grupos de estudantes do Técnico.

Apesar de ter nos estudantes das áreas da tecnologia o seu público alvo, a SINFO 30 está “aberta qualquer pessoa com interesse pelo tema”, garante a organização. A prová-lo esteve a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre as mais de mil deste primeiro dia.

A presença de Marcelo Rebelo de Sousa na SINFO não é uma estreia. Há 25 anos, não na qualidade de Presidente da República, visitou o evento e garante voltar no futuro a esta que é “uma marca criativa e inovadora” construída por estudantes “inspiradores da sociedade portuguesa”.

Na sessão de abertura, esteve também a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Foi “entre pares” que a governante destacou como os engenheiros portugueses e sua preparação estão bem cotados internacionalmente.
A organização do SINFO, composta por 29 estudantes do Técnico, estima que o número de participantes ultrapasse os 5000, no decurso desta semana.

A SINFO é uma secção autónoma do Núcleo Estudantil de Informática do Instituto Superior Técnico (NEIIST).

Ver galeria fotográfica