Semana Empresarial e Tecnológica conecta estudantes do Técnico ao mercado de trabalho

Técnico acolheu atividades entre 26 e 29 de fevereiro, organizadas por estudantes de todos os cursos do campus Taguspark.

Foi ao som da Tuna Mista do Instituto Superior Técnico que se deu início a mais uma Semana Empresarial e Tecnológica (SET) no campus Taguspark. Organizado por estudantes de todos os cursos deste campus, o evento decorreu entre 26 e 29 de fevereiro, dando a conhecer oportunidades de futuro profissional e, simultaneamente, permitindo às empresas divulgar as suas atividades e ofertas junto aos membros da comunidade Técnico.

Numa edição que contou com 58 empresas e 18 oradores, foi possível encontrar entidades ligadas aos setores financeiro, tecnológico, de telecomunicações, de retalho e de consultoria, entre outros. As atividades incluíram entrevistas rápidas onde os participantes tiveram oportunidade de se apresentar a um conjunto de empresas que lhes deram conselhos e dicas sobre como melhorar uma apresentação, palestras em que os estudantes puderam ouvir e questionar profissionais experientes em diferentes áreas a abordar vários temas relacionados com a atualidade e workshops que permitiram um contacto mais direto entre a comunidade estudantil e as empresas.

“Pretendo começar o contacto com o mundo empresarial e ficar a saber mais sobre estágios de verão”, conta Maria Luís. A estudante de primeiro ano da Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial revela que está interessada nos estágios da Siemens, “uma empresa mais focada na engenharia que utiliza a gestão como um complemento”, indo ao encontro daquilo que procura.

Manuel Candeias, membro da coordenação da SET, está satisfeito com o decorrer das atividades. “Conseguimos criar um bom ambiente que permitiu desenvolver ligações entre empresas e alunos”, defende o estudante. A título de exemplo, refere as sessões de discussão entre oradores e participantes que têm ocorrido no final de todas as palestras, facto que, defende, “tem criado uma dinâmica bastante valiosa para os intervenientes”. Manuel deixou ainda destaque às entrevistas rápidas – dinâmicas “enriquecedoras” que “permitem aos estudantes obter feedback muito construtivo por parte dos empregadores, preparando-os para futuras situações de recrutamento e entrevista”.