Semana Empresarial e Tecnológica traz dezenas de empresas ao campus Taguspark

Evento organizado por estudantes do Técnico atraiu mais de 50 empresas e promoveu dezenas de palestras, debates e atividades no campus Taguspark do Instituto Superior Técnico.

A 20.ª edição da Semana Empresarial e Tecnológica (SET) invadiu, entre 13 e 16 de março, o campus Taguspark do Instituto Superior Técnico com empreendedorismo, colaboração e empregabilidade, albergando todas as áreas dos cursos sediados na “Cidade do Conhecimento”, em Oeiras.

João Domingos, coordenador da SET e estudante de mestrado em Engenharia Informática e Computadores, confessa que essa é uma das características que destaca a SET: a sua localização. “Acaba por ser importante não só para nós, [estudantes do Técnico], mas também para Oeiras e para o Taguspark. Nós estamos um pouco descentralizados de Lisboa e este evento acaba por conseguir trazer as empresas cá”, vinca.

Durante quatro dias, estudantes dos cursos de Engenharia Informática e Computadores, Engenharia Eletrónica, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia de Telecomunicações e Informática puderam interagir diretamente com mais de 50 empresas dispostas a partilhar as atividades, projetos, dinâmicas de trabalho e encurtar caminhos para o mercado de trabalho. Estas interações tomaram diversos formatos, através de palestras, debates ou atividades, como entrevistas rápidas e exercícios de team building. “A atividade Team Building foi uma novidade em que simulamos uma dinâmica de grupo que, hoje em dia, é muito utilizada nos recrutamentos das empresas. É possível avaliar como é que uma pessoa interage num grupo, se consegue propor ideias, se consegue ouvir os outros…”, explica o coordenador.
Graças à nova equipa de suporte informático, a organização também apostou numa dinâmica de incentivo aos alunos a interagir com as empresas através de QR Codes (códigos de resposta rápida). Por cada ação de networking o estudante podia ler o QR Code e receber pontos para trocar por prémios.

“Aumentar o nome da SET no mundo empresarial”. É este o propósito que, ano após ano, leva a organização a encetar esforços para trazer aos restantes estudantes esta oportunidade. E é como a organização, composta por mais de 60 membros, visualiza o futuro da Semana Empresarial e Tecnológica. No final da semana, após mais de duas dezenas de palestras e uma dezena de atividades, o grupo encerra o evento clamando em conjunto “SET 2023”!