Sessão de apresentação do programa Career Discovery

Decorreu esta quinta-feira, dia 29 de setembro, a apresentação do programa Career Discovery, organizado pela Área de Transferência de Tecnologia do Técnico (ATT).

Na abertura da sessão, a coordenadora da ATT, Carla Patrocínio, começou por explicar que “a transição para o mercado de trabalho tem sofrido grandes alterações nos últimos tempos”. Tendo este facto em mente, é cada vez mais necessário uma boa preparação para a entrada no mercado de trabalho por parte dos estudantes do Técnico.

Para ajudar os estudantes a prepararem-se para esta fase da sua vida, as Career Sessions visam ajudar no planeamento de carreiras através de várias iniciativas organizadas ao longo do ano. Carla Patrocínio explicava assim que o planeamento da carreira profissional passa por três fases: em primeiro lugar é necessário identificar áreas, empresas e pessoas de interesse, em segundo lugar é necessário definir objetivos e, em terceiro lugar, é necessário contactar as empresas.

A coordenadora da ATT deu ainda a conhecer como se organizam os processos de recrutamento das empresas, o que estas valorizam, a melhor forma de demonstrar competências e alguns problemas nos processos de recrutamento.

As quatro dimensões em que o Career Center do Técnico atua foram a última parte nesta sessão de esclarecimento. A este respeito, Carla Patrocínio explicou aos estudantes presentes na sessão que primeiro é necessário estar preparado e deu a conhecer as várias iniciativas neste âmbito como as Career Discovery Sessions, o Técnico Business Cards e os Career Training Workshops. A segunda dimensão relaciona-se com a exploração e neste sentido, os estudantes têm à sua disposição as Career Weeks, a Job Shop, o Job Bank do Técnico e o programa Técnico Alumni Mentoring Program. A envolvência dos estudantes na comunidade é a terceira vertente, na qual os estudantes se podem envolver nos vários Clubes e Núcleos de Estudantes. A quarta e última parte de atuação do Career Center passa pelo treino dos estudantes para a entrada no mercado de trabalho, através de iniciativas como o Best Inside View, as Alumni Talks, o Talent Bootcamp, os Summer Internships, o programa Meet Up With a Company e as Company Presentation Sessions.