Sessão de esclarecimento revela interesse dos estudantes no programa AreeiroEmpreende

O evento que contou com a presença de representantes do Técnico e da Junta de Freguesia do Areeiro revelou-se muito profícuo, conseguindo elucidar os potenciais candidatos em relação a diversos detalhes.

A poucos dias de terminar o prazo de candidatura ao Programa AreeiroEmpreende, as entidades promotoras do mesmo resolveram juntar-se para uma sessão de esclarecimento onde os interessados puderam esclarecer as dúvidas existentes e limar ideias. O evento decorreu esta segunda-feira, 29 de outubro, e contou com a presença de vários alunos que demonstraram o seu interesse em concorrer e temperar com muita inovação a qualidade de vida dos habitantes da freguesia do Areeiro.

Coube ao vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e Ligações Empresariais, professor Luís Caldas de Oliveira, abrir a sessão, apresentando o programa em linhas gerais e esbatendo desde logo algumas das incertezas existentes, destacando a vantagem de os futuros participantes poderem usar “as áreas locais como laboratório de testes de ideias promissoras que possam melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais”. “Queremos ser uma escola com impacto na sociedade”, destacava de seguida.

Depois de uma breve apresentação sobre as caraterísticas da freguesia e algumas das valências que a mesma oferece, foi a vez de Vasco Ferreira, outro dos representantes da Junta Freguesia do Areeiro(JFA) na sessão, esclarecer a audiência acerca dos contornos deste programa de forma mais detalhada. “O nosso objetivo é fazer-vos pensar sobre os problemas que existem e desafiar-vos a criar novas ideias que os possam resolver”, declarava inicialmente. Além de relembrar as áreas temáticas nas quais se foca este programa, as normas e o procedimento de seleção que segue, o funcionário deu algumas dicas acerca de lacunas existentes que estas ideias podem vir a colmatar.

As perguntas da audiência giraram em torno dos procedimentos a seguir, dos critérios analisados e os mais valorizados na avaliação da candidatura, a composição das equipas e os passos a seguir na submissão da ideia.“Vocês têm de nos dar os melhores argumentos para que a comissão escolha o vosso projeto em vez de outros a concurso”, afirmava a determinada altura Vasco Ferreira. “O mais importante é que os vosso projetos possam criar valor para a freguesia e os seus habitantes”, assinalava por sua vez o professor Luís caldas de Oliveira.

Recorde-se que esta edição do programa AreeiroEmpreende é totalmente direcionada para a comunidade do Técnico, e irá conceder apoios que poderão ir até cinco mil euros a cada projeto selecionado, na aquisição de recursos materiais e serviços. O prazo de candidaturas termina a 5 de novembro de 2018 e tal como foi repetido ao longo de toda a sessão esta é “uma oportunidade única para empreendedores e ideias promissoras”.