Ciência e Tecnologia

Oito investigadores do Técnico contemplados com Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades

Entre prémios e menções honrosas, foram vários os investigadores com ligação aos vários departamentos da escola distinguidos pelos troféus referentes ao ano 2018.

Como vem sendo hábito ao longo das várias edições dos Prémios Científicos – Universidade de Lisboa/Santander Universidades, voltam a constar vários nomes de investigadores e docentes do Técnico na listagem de vencedores. Entregues anualmente, os galardões visam premiar a investigação científica e incentivar a sua divulgação, pela publicação de artigos e ensaios em revistas internacionais de reconhecida qualidade. O regulamento dos troféus prevê que, todos os anos, pode ser atribuído um prémio e, no máximo, duas menções honrosas a investigadores de seis áreas diferentes, que podem ir desde a Agronomia à Motricidade Humana, passando pelos vários ramos da Engenharia.

“Estou bastante satisfeito. Contudo, entendo esta distinção como coletiva e abarcando todos os colegas da área científica de tecnologia mecânica e gestão industrial e todos os alunos de doutoramento e mestrado que acreditam na visão de investigação e desenvolvimento tecnológico em processos de fabrico por deformação plástica que temos vindo a desenvolver e consolidar ao longo dos anos”, declara o professor Paulo Martins (DEM/IDMEC) vencedor do galardão na área científica de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial. Quando se candidatou o docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) sabia que tinha alguma probabilidade de vencer, “mas não tinha a certeza na medida em que já tinha recebido 3 menções honrosas em edições anteriores”, recorda. Apesar de concordar com o facto de estes galardões se assumirem como um reconhecimento e estímulo à investigação científica dentro da ULisboa, o professor Paulo Martins vinca que “nesta fase da minha vida académica o que verdadeiramente me interessa é o estímulo que esta distinção tem sobre os colegas mais novos e os alunos com quem trabalho diretamente”.

Além do professor Paulo Martins, houve outro docente do Técnico a arrecadar um dos troféus principais do concurso: o professor Dinar Camotim, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) e  investigador do CERIS.

Também várias menções honrosas vierem parar aos vários centros de investigação do Técnico, reconhecendo o valor dos trabalhos de investigação de Patrícia Baptista (IN+), Paulo de Brito André (DEEC/IT), Pedro Coelho (DEM/IDMEC), Rui Castro (DEEC/INESC-ID), Susana Cardoso de Freitas (DF/INESC MN) e Yordan Garbatov (DEM/CENTEC). “Sinto-me honrada pela distinção, pois trata-se de um reconhecimento da investigação desenvolvida nos últimos anos”, veicula a investigadora Patrícia Baptista, cujas atividades de investigação estão relacionadas com a temática da mobilidade sustentável. “O meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e adoção de soluções de mobilidade mais sustentáveis, desde soluções de mobilidade elétrica, de mobilidade partilhada, promoção de mudanças comportamentais, desenvolvimento de novas políticas de transportes, etc.”, explica.

Depois de na edição anterior ter sido contemplada com uma menção honrosa, a professora Susana Cardoso de Freitas voltou a repetir a proeza sendo novamente uma das eleitas com uma menção honrosa na área de Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial. “É um grande orgulho ver o meu nome destacado na Universidade de Lisboa, e honrar o Instituto Superior Técnico e INESC”, assinala a investigadora do INESC MN. “A métrica usada baseia-se muito no número de publicações, fatores de impacto e citações. No meu caso tenho tido o privilégio de trabalhar com uma equipa de grande qualidade e muito ativa cientificamente, por isso publicamos muito”, adiciona posteriormente, considerando este concurso como uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho dos colegas da Universidade de Lisboa.

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/Santander Universidades realizar-se-á no dia 7 de maio, às 16h30, na Sala dos Reitores da Universidade de Lisboa.