Sound Particles entre os melhores do Portugal Tecnológico 2021

Sound Particles, a startup criada por um antigo aluno do Técnico, Nuno Fonseca que dá cartas na área de software áudio, foi distinguida na passada quinta-feira, 25 de novembro, pelos prémios “Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico”, arrecadando o prémio de “Melhor Marca Nacional”. Esta não é a primeira vez que a Sound Particles é distinguida nestes galardões, atribuídos pela Exame Informática e pela Visão, tendo sido galardoada na categoria “Melhor Software”, em 2019.

Nuno Fonseca, fundador e CEO da startup tecnológica, assume o orgulho que esta distinção lhe suscita. “Não é todos os dias que se recebe este reconhecimento, ainda por cima na categoria de ‘Marca Nacional’. Obviamente é algo que nos deixa muito orgulhosos, mas também é uma grande responsabilidade”, refere, destacando que este prémio é um marco muito importante na história da empresa.

Fundada em 2016, a startup mudou o paradigma nesta área ao aplicar computação gráfica ao som, através do desenvolvimento do seu software de áudio 3D. Conta já com dezenas de produções de Hollywood no currículo, tais como “Game of Thrones”, Star Wars, “Batman versus Superman”, “Aquaman”, “A Múmia” e “Wonder Woman”.

Em outubro deste ano, a Sound Particles revelou que “Dune”, o filme de ficção científica mais aguardado do ano, tinha também utilizado o seu software, na pós-produção áudio.

Desde que o software foi lançado, a empresa tem crescido cerca de 70% todos os anos. Em 2020 houve uma quebra, devido à pandemia, visto que foram suspensas todas as produções na indústria do cinema e televisão.

O antigo aluno do Técnico assegura que este caminho de sucesso é para continuar. “Vamos continuar a trabalhar, e continuar nesta viagem que tem sido absolutamente fantástica, a trabalhar com os melhores estúdios de cinema, TV e videojogos do mundo inteiro”, declara.

Os “Prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico” distinguem as personalidades, inovações, marcas e organizações que mais se diferenciam em Portugal na área da tecnologia.

Nesta 15.ª edição dos prémios, o júri, presidido pelo professor Arlindo Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), decidiu por unanimidade atribuir a distinção “Personalidade do Ano” a Nuno Sebastião, presidente e CEO da Feedzai, empresa que integra a Rede de Parceiros do Técnico.